Submetralhadora artesanal é apreendida durante ação policial em São José

    A imagem mostra uma submetralhadora artesanal, um celular e cartões de banco apreendidos durante a operação policial, ilustrando os itens recolhidos pelos agentes.
    Foto: PMSC/Divulgação

    A Polícia Militar de Santa Catarina apreendeu, na noite de terça-feira (07/10), uma submetralhadora artesanal de uso restrito em São José. O 22º Batalhão de Polícia Militar realizou a ação no bairro Barreiros.

    Por volta das 19h30, as guarnições abordaram um veículo suspeito nas proximidades do viaduto da comunidade Chico Mendes. Os policiais não encontraram nada de ilícito no carro, mas um dos ocupantes demonstrou nervosismo e confessou que escondia uma submetralhadora artesanal em casa.

    Em seguida, os militares foram até o endereço indicado e encontraram uma submetralhadora cromada, com carregador alongado e uma munição. A arma não tinha marca nem número de série. Os policiais informaram que o armamento tinha alto poder de fogo e lembrava a submetralhadora norte-americana MAC-10, criada nos anos 1970 e conhecida pela alta cadência de disparos.

    Publicidade

    As investigações apontam que criminosos encomendam esse tipo de arma a ferreiros ou armeiros. Apesar da fabricação artesanal, essas submetralhadoras mantêm potência e letalidade semelhantes às originais.

    Os policiais prenderam o homem em flagrante e o levaram para a Central de Plantão Policial (CPP) de São José. Eles também apresentaram a arma e a munição apreendidas e registraram a ocorrência.

    Publicidade