Temporada de Verão em Florianópolis terá mais quiosques, banheiros nas praias e fiscalização

temporada de verão florianópolis
Temporada de Verão em Florianópolis terá 69 quiosques e 200 banheiros nas praias - PMF/Divulgação

A Prefeitura de Florianópolis deve instalar 69 quiosques, 200 banheiros e 40 chuveiros gratuitos nas praias para a temporada de Verão 2019/2020. As melhorias, dentro da Operação Verão, foram anunciadas pelo prefeito Gean Loureiro nesta quinta-feira (12/9).

As ações contemplam as áreas de infraestrutura, segurança pública, fiscalização, educação, saúde e cultura. A implementação do programa será de outubro a dezembro e o monitoramento de dezembro a abril de 2020. Em maio, a Operação Verão deve se encerrar.

Os quiosques ficarão nas praias de Jurerê Internacional, Lagoa da Conceição, Novo Campeche, Brava, Joaquina, Mole, Campeche, Santinho e Forte. A unidade de atendimento ao turista localizado na Lagoa do Peri será reaberta. O programa “Dax um Banho”, que leva cadeirantes para aproveitar praias, terá três veículos disponíveis para o transporte e contará com plantão nos finais de semana e feriados. A prefeitura ainda vai avaliar a instalação de 39 centros de conveniência.

Publicidade

Durante a apresentação da Operação Verão, o Prefeito Gean Loureiro também anunciou a contratação de colaboradores temporários para a Comcap e investimento de R$ 2 milhões em sinalização turística.

Fiscalização na temporada

Diferentes órgãos, tanto da prefeitura, quanto do estado, anunciam que vão intensificar os trabalhos de fiscalização durante a temporada de Verão em Florianópolis.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o efetivo de guarda-vidas será reforçado. Serão chamados mais 90 profissionais, além dos 250 que passarão por treinamento de reciclagem.

A Guarda Municipal de Florianópolis diz que intensificará a realização da blitz da lei seca e as operações de trânsito para melhoria da mobilidade, além de fazer rondas diárias nas praias.

A Superintendência de Serviços Públicos fará a operação Floripa Legal para fiscalizar comércio ambulante nas praias em três turnos e contará com mais de 80 fiscais e auxiliares.

Outra ação será a intensificação da fiscalização dos ônibus de turismo, vans, táxis e transporte regular; das vistorias em embarcações e tráfico marítimo e dos guias irregulares de turismo ou que atuam sem registro. Os serviços de transportes e linhas para as praias também serão reforçados.

Na área da saúde, as ações de combate e monitoramento da Dengue e Febre Amarela serão fortalecidas. A Diretoria de Bem-Estar Animal vai promover campanhas de adoção e conscientização, vai intensificação das castrações de cães e gatos em comunidades carentes próximas às praias, entre outras ações.

A Comcap terá o reforço de mais 150 colaboradores temporários e fará a limpeza coleta diária nos principais balneários. A companhia vai contar com novos equipamentos: quatro quadriciclos, seis reboques, cinco roçadeiras giro zero, 50 roçadeiras manuais, 20 caixas estacionárias grandes e três caminhonetes para fiscalização. O trabalho também poderá ser facilitado se as pessoas não jogarem lixo no chão.

Publicidade