Todos postos de Salva Vidas são ativados em SC; balneabilidade segue baixa

    três guarda-vidas em posto de monitoramento na praia-mole, em Florianópolis
    Serão mais de 1.200 pessoas atuando como guarda-vidas no litoral catarinense nesta temporada – CBM/Divulgação/CSC

    Neste sábado (17) inicia a temporada da operação veraneio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM), quando todos os postos de guarda-vidas estarão em pleno funcionamento.

    A cobertura do CBM será com 361 postos de guarda-vidas (fixos ou atrelados), em 141 balneários/estâncias, em 31 municípios. Os locais são definidos por critérios de quantidade de banhistas prevista e periculosidade da praia.

    O efetivo de guarda-vidas desta temporada será de mais de 1.200 guarda-vidas empregados por dia, entre militares e guarda-vidas civis voluntários.

    Balneabilidade em baixa

    Publicidade

    Após as chuvas de final de novembro e início de dezembro, muitas praias de Santa Catarina seguem impróprias para banho. Dos 237 pontos analisados, 152 estão próprios no Litoral (64%), representando um alto índice de poluição. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 61 estão em condições próprias, o que representa 70,11%.

    Entre as praias impróprias estão a do Cacupé, um ponto na Armação, a Joaquina, Ponta das Canas e a Beira-mar Norte; entre pontos próprios há a Praia do Meio, de Jurerê, Tapera, Sambaqui e a maior parte da Praia de Canasveiras. Ingleses tem 5 dos 7 pontos próprios para banho. O relatório completo pode ser conferido no site do IMA.

    Publicidade
    COMPARTILHAR