Trato pelo Araújo: Casan dá o primeiro passo para despoluição do rio entre São José e Florianópolis

    Trato pelo Araújo: Casan inicia trabalho de despoluição do rio entre São José e Florianópolis
    Fiscalização das ligações clandestinas de esgoto ocorrerá no lado de São José - Lucas Cervenka/CSC

    A Casan está com uma licitação promissora aberta: contratar uma empresa para a fiscalização e diagnóstico de ligações de esgoto na bacia do Rio Araújo, na margem de São José.

    O Rio Araújo nasce em diversos pontos do morro entre o Bosque das Mansões e a Av. das Torres. No percurso de Barreiros até a foz, na Av. Beira-mar entre São José e a parte continental de Florianópolis, chega completamente poluído por conta das ligações clandestinas de esgoto. Um dia, se todas as ligações de esgoto lançadas irregularmente no rio cessarem, o curso d’água poderá ser limpo novamente.

    O objetivo da empresa contratada pelo certame será, então, fazer a varredura das ligações de esgoto em todos os bairros na bacia do Rio Araújo no lado josefense, com o objetivo de detectar irregularidades e regularizar as ligações sanitárias, oferecendo a cada morador orientação técnica e prazo para adequar o seu sistema de tratamento.

    Publicidade

    A ação da companhia será nos moldes dos programas anteriores – Trato pelo Capivari (Ingleses) e Trato pela Lagoa – os quais se dividem em duas ações fundamentais, de inspeção das redes de esgoto e ações de mobilização social. Com isso, a licitação da Casan tende a criar o programa “Trato pelo Araújo”. Será o primeiro programa do tipo em São José.

    As propostas para o edital 236/2021 serão abertas em 4 de janeiro, quando a Casan vai escolher a empresa e iniciar o trabalho, que deve durar um ano. É possível que posteriormente a companhia também faça o mesmo no lado de Florianópolis.

     

    Publicidade