Udesc terá escritório de intercâmbio nos EUA

    grupo de homens e mulheres em reunião em uma sala com sofás e poltronas em volta de uma pequena mesa de centro ao lado de uma janela
    Criação do órgão foi formalizada em reunião realizada nesta quinta (16/8) - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Secom/Udesc

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é a primeira instituição de ensino superior catarinense a sediar uma unidade do Escritório de Orientação do Education USA, órgão do governo americano que orienta acadêmicos de graduação e pós-graduação sobre intercâmbio estudantil nos Estados Unidos.

    A criação do órgão foi formalizada em uma reunião realizada nesta quinta-feira (16/8) entre representantes da universidade e do Consulado Geral dos EUA, no Gabinete do Reitor, em Florianópolis.

    O encontro contou com as presenças da consulesa-geral dos EUA em Porto Alegre, Julia Harlan, do cônsul para Assuntos de Relações Públicas, John Jacobs, da assessora para Assuntos de Política e Economia, Aline Vecchia, e da assessora para Assuntos de Educação e Cultura, Marianne Behs.

    Publicidade

    Pela Udesc, participaram o vice-reitor, Leandro Zvirtes, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Carlos Vargas Sant’Anna, além de docentes e técnicos que atuam na área de Relações Institucionais e Internacionais da universidade.

    Sobre o escritório de intercâmbio

    Vinculado ao Departamento de Estado dos EUA, o Education USA atua com universidades americanas, tendo uma rede de mais de 400 escritórios em 175 países, sendo 34 no Brasil. Na Região Sul, além da Udesc, há unidades em Porto Alegre e Londrina (PR).

    Os escritórios são mantidos por orientadores profissionais, que participam continuamente de treinamentos sobre admissão nas mais de 4,7 mil instituições de ensino superior dos EUA, e oferecem atividades presenciais e virtuais aos interessados. Os serviços realizados incluem palestras, orientação personalizada e outros procedimentos necessários para efetivação dos pedidos.

    Na Udesc, o escritório está sendo implantado junto à Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), em Florianópolis, sob responsabilidade do técnico universitário Pedro Girardello da Costa, que esteve presente na reunião desta quinta-feira.

    Também participaram o técnico Gustavo Kogure, da SCII, e o professor Reinaldo Coelho, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que desenvolve iniciativas com instituições estrangeiras.

    Publicidade
    COMPARTILHAR