Uma celebração à cerveja catarinense

    quatro copos de cerveja com diferentes volumes e cores
    Festival neste fim de semana promove 20 marcas estaduais na Av. Beira-mar do Estreito, em Florianópolis - Divulgação/CSC

    A cultura cervejeira no Brasil tomou um novo rumo a partir dos anos de 2010. Em menos de uma década, a produção de rótulos artesanais, literalmente, caiu no gosto dos apreciadores da bebida mais popular do “happy hour”.

    Mais que aguçar paladares exigentes, esse novo comportamento impactou positivamente na cadeia produtiva, fomentando negócios e aquecendo um mercado em franca expansão. E Santa Catarina é referência no país neste segmento, com inúmeras cervejarias premiadas internacionalmente, além do pioneirismo no desenvolvimento da Catharina Sour, o primeiro estilo nacional catalogado pela Associação de Juízes da Beer Judge Certification Program (BJCP).

    A fim de promover ainda mais esta vocação, roteiros gastronômicos foram surgindo, com destaque para o Craft Beer Festival, evento itinerante que retorna a Florianópolis nos próximos dias 15 e 16 de novembro, das 11h às 22h, tomando conta novamente do bolsão da Beira-Mar Continental, no Estreito.

    Publicidade

    A programação do Floripa Craft Beer reunirá 20 cervejarias catarinenses, oferecendo mais de 120 variedades de chope, possibilitando ao público a descoberta de novos aromas e sabores, todos produzidos em território catarinense. “O festival amplia a visão das pessoas acerca do vasto universo da cerveja, propiciando a degustação de diferentes tipos da bebida, além de promover efetivamente a produção local”, afirma Kleiton Charles Hames, organizador do festival, que já passou por Joinville.

    A estrutura do evento contará também com uma ampla praça de alimentação, dispondo de 15 food-trucks, com o que há de melhor da gastronomia de rua, como hambúrgueres, sanduíches, espetinhos, pizzas, coxinhas, porções de frutos do mar, sorvetes e churros. Com um roteiro bem pensado para toda a família, a organização do Floripa Craft Beer montará espaços especiais de pura diversão para as crianças, com atividades acompanhadas por monitores. E enquanto os pequenos brincam, os pais podem curtir o line-up de atrações musicais do festival.

    Mercado efervescente

    Hoje, Santa Catarina é a quarta força nacional em números de cervejarias, com 105 fábricas em operação, atrás apenas do Rio Grande do Sul (186), São Paulo (165) e Minas Gerais (115). Em números de registros concedidos, Santa Catarina ocupa a mesma quarta posição, superando a marca de 900 novos produtos, sendo que no ranking das cidades, Blumenau ocupa o sétimo lugar.

    Entre as microrregiões com maior concentração de fábricas no país destacam-se, novamente Blumenau (4º), Joinville (15º) e Florianópolis (16º). No Brasil, são mais de 1.100 cervejarias.

    Cervejarias participantes

    Haenschbier (Joinville), Cervejaria Kairós (Florianópolis), Nefasta Cervejaria Artesanal  (São José), Dom Haus (Araquari), Cervejaria  PRIMERÓH (Araquari), Al Fero Birrificio (Nova Trento), Cervejaria Schornstein (Pomerode), Cervejaria UNIKA (Rancho Queimado), Choperia Bayer Bier (Florianópolis), BodeRiso Cerveja Artesanal (Florianópolis), Cervejaria Faixa Preta (Santo Amaro da Imperatriz), Gutes Bier Cervejaria (Joinville), Green Coast Cervejaria (Itajaí), Fermi e as Cervejas Espaciaisas Cervejas Espaciais (Florianópolis), Cervejaria Loop (Antônio Carlos), AllesBlau (Blumenau), Bruxa do Bosque Entreposto de Cervejas Artesanais (Florianópolis), Bertol Craft Beer Cervejas Especiais (São José), Pacifica Brewing CO (Joinville), Bierbock Distribuidora: Croma, Dogma, Octopus, Itajahy e Piá de Prédio.

    Publicidade
    COMPARTILHAR