Verão em Floripa terá queima de fogos, Carnaval, catamarã e mais horários de ônibus

Prefeitura planeja eventos e serviços reforçados para a temporada

A prefeitura de Florianópolis projeta uma grande temporada de Verão 2023 e, para isso, planejou ações de suporte ao turismo, eventos, mobilidade e infraestrutura.

A intenção é ter, por exemplo, a Praia de Ingleses alargada até janeiro, mais horários de ônibus para as praias e o retorno de eventos tradicionais, como a queima de fogos na ponte e o Carnaval, além de eventos para a Copa do Mundo.

As ações pretendidas foram anunciadas pelo prefeito, Topázio Neto (PSD), nesta terça-feira (25/10). A linha geral é a ampliação de serviços prestados pela prefeitura. “Precisamos nos preparar para a temporada não só pensando nos turistas, mas também nos moradores, em quem vai atender quem vem de fora e quem vai aproveitar o verão aqui”, declarou.

Lançamento da programação da operação Verão Floripa 2022/2023 foi realizado nesta terça-feira (25)
Lançamento da programação da operação Verão Floripa 2022/2023 foi realizado nesta terça-feira (25) – Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/CSC

Eventos de maior porte

Publicidade

Entre os eventos público de maior porte para o próximo Verão em Florianópolis estão a Copa do Mundo (em novembro), com instalação de telões no Mercado Público e na Beira-mar Norte.

Em 24 de novembro haverá o lançamento da programação de Natal, com desfiles na Praça XV e Ponte Hercílio Luz, Camerata de Natal, comemoração nos bairros e outras atrações.

Para o Réveillon 2023 a prefeitura vai voltar a realizar a queima de fogos com show pirotécnico na Beira-mar Norte. Os detalhes da programação serão divulgados no próximo mês.

Já o Carnaval, após dois anos sem ocorre, também voltará à normalidade, com apoio da prefeitura. Haverá chamada pública de apoio a blocos e ambulantes, gerando oportunidade de renda, além do desfile das escolas na Passarela Nego Quirido.

Turismo

Dentre as novidades que a Secretaria de Turismo da Prefeitura apresentou, estão o Catamarã, que terá capacidade para 400 pessoas, com base no trapiche da Beira-mar Norte; e o lançamento de um aplicativo de Realidade Aumentada que ajudará turistas a conhecer mais sobre pontos importantes da cidade.

Serão instalados nas praias 40 chuveiros gratuitos e mais de 200 banheiros nas orlas. Também será retomado o projeto “Dax um Banho”, que auxilia pessoas com deficiência a curtirem um banho de mar. A iniciativa é realizada em parceria com o programa Porta a Porta, que busca PCDs em casa para compromissos e lazer.

O prefeito destacou que a cidade terá um incremento de voos no Floripa Airport, com rotas diretas funcionando na temporada, das quais 19 são nacionais e 7 de outros países da América do Sul.

+ Relatório de baleabilidade de outubro

Mais serviços previstos

Entre outros serviços previstos estão a ampliação e capacitação dos vendedores ambulantes, instalação de quiosques nas praias, reforço na fiscalização contra ambulantes ilegais e criação de um programa de “praias modelo”, com equipamentos, vendedores, serviços, segurança e coleta de resíduos em funcionamento pleno.

Canto Sul da Praia dos Ingleses
Canto sul dos Ingleses será alargado – Foto: Lucas Cervenka/Divulgação/CSC

Há a promessa de reforço das linhas do transporte coletivo, com ampliação de horários e linhas de ônibus convencionais e executivos, especialmente em rotas de praia, segundo a prefeitura.

As praias de Canasvieiras e Ingleses terão estacionamento de veículos de turismo. Ingleses passará por engordamento da faixa de areia, com projeção de conclusão em janeiro.

São previstas as conclusões das obras da Avenida das Rendeiras, da SC-403 (até o Natal), da SC-406 (até o Natal), o calçadão de Ponta das Canas e a Avenida das Raias, em Jurerê.

Publicidade
COMPARTILHAR