grande grupo de pessoas, entre homens e mulheres, posa para foto; a maioria sorri
Produção envolveu equipe da prefeitura, UFSC, guarda municipal e Câmara de Vereadores de São José - Foto: PMSJ/Divulgação

Na tarde de quarta-feira (2/8) foi apresentado na Prefeitura de São José o vídeo gravado em Libras que vai facilitar a comunicação entre a Guarda Municipal de São José e as pessoas com deficiência auditiva em casos de abordagem no trânsito. O objetivo do material, que foi produzido em parceria com o Departamento de Letras e Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é se tornar uma ferramenta de apoio para a corporação no atendimento às demandas deste público.

“Esta é uma iniciativa que nos deixa muito feliz, pois coloca em prática uma ideia simples para auxiliar as carências de comunicação existentes entre a instituição e as pessoas com deficiência auditiva”, comentou o prefeito em exercício, Orvino Coelho de Ávila, ao lembrar que o entrosamento e a união entre os poderes Legislativo e Executivo são sempre benéficos para o desenvolvimento de ações como esta.

A entrega do material contou com a participação de membros da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e do professor da UFSC, Deonísio Schmitt, o primeiro surdo no Brasil com doutorado, que participou das gravações do vídeo. “É um momento especial, pois fizemos um vídeo de qualidade, em que a corporação será estimulada a aprender a língua e, por meio da divulgação deste material, a sociedade também poderá ser estimulada ao uso da Língua Brasileira de Sinais”, disse Deonísio.

Publicidade

“Este material funcionará como um grande recurso no dia a dia da Guarda que poderá adquirir maior aproximação com os usuários da língua em diferentes momentos e situações de trânsito na cidade de São José”, lembrou o secretário adjunto da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Vânio Luiz Dalmarco.

A apresentação do vídeo contou com a presença do comandante da GMSJ, Marcelo Luiz de Souza, que enfatizou a importância que o material terá no auxílio das abordagens realizadas pelos agentes. O material faz parte das ações de política de inclusão da Câmara Municipal de São José, com incentivo da vereadora Cristina de Sousa que faz parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para a vereadora, a parceria com a Guarda Municipal é mais um passo em favor da inclusão no município de São José.

Publicidade
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ENVIOS EM MASSA WHATSAPP MARKETING 2018

    Alcance Seu Publico Alvo

    Alavanque Suas Vendas

    Site: //goo.gl/71HRaS

    Skype: Power-Tecnology

    Telegram : PowerEmails

    Whatsapp: (11)98197-6653

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here