Segundo período de matrículas para as escolas estaduais começa nesta quarta

    Os pais e responsáveis terão mais um período para fazer a matrícula dos estudantes na rede estadual para o ano letivo de 2022. Começa na próxima quarta-feira (26/1) o segundo período de pré-matrículas de novos estudantes ou de alunos que estão mudando de unidade de ensino. O processo é feito de forma virtual pela plataforma Matrícula on-line.

    O sistema abre 8h de quarta-feira e segue disponível até 23h59 de sexta-feira (28). As vagas disponíveis são remanescentes do primeiro período de matrículas, realizado em dezembro de 2021. Para efetivar a matrícula do estudante, é necessário entregar a documentação exigida na escola.

    Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar os responsáveis no cadastro dos estudantes. Nesse caso, a inscrição será realizada no horário de atendimento da respectiva escola durante os mesmos dias: de 26 a 28 de janeiro de 2022.

    Processo de matrícula estadual
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    O procedimento para as escolas estaduais é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita pela plataforma Matrícula on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo.

    O zoneamento deve ser considerado para efetivação da matrícula. O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora em até três quilômetros de distância da escola. Se não houver mais vagas nesse perímetro, os pais devem fazer a matrícula dos alunos na escola mais próxima.

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    A segunda etapa do processo é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola). A entrega da documentação deve ser realizada na respectiva escola.

    Documentação para matrícula

    O responsável pelo estudante deverá apresentar-se na Unidade Escolar até 31 de janeiro, com os seguintes documentos originais e em cópia:

    – Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
    – Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
    – Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante está frequentando em 2021;
    – Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
    – 1 foto 3×4;
    – Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
    – Carteira de Vacinação ou Declaração de Regularidade de Vacinas emitido pela Unidade Básica de Saúde.

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