Nova configuração de cruzamento procura “acalmar” o tráfego em São José

Objetivo é reduzir velocidade em pontos com histórico de acidentes

Cruzamento da Rua Osni João Vieira com Irineu Bornhausen
Cruzamento da Rua Osni João Vieira com Irineu Bornhausen: local já foi palco de acidentes com perda total - PMSJ/Divulgação/CSC

Novos configurações de trânsito estão em teste em São José em locais que têm histórico de acidentes, como em cruzamentos e curvas dentro dos bairros.

As medidas são baseadas em um método chamado “traffic calming”, uma maneira de manter a velocidade mais baixa nas cidades e também aumentar a circulação de pedestres e ciclistas. O objetivo é deixar o trânsito mais seguro e garantir boa mobilidade aos pedestres.

A prefeitura elegeu o cruzamento da Rua Osni João Vieira com Irineu Bornhausen como protótipo de um estudo de readequação viária. A pista de rolagem no cruzamento foi estreitada com o alargamento das calçadas para que os carros reduzam a velocidade, mas sem causar congestionamentos. Dezenas de acidentes graves já ocorreram nesse ponto no bairro Campinas.

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Já no bairro Fazenda Santo Antônio está sendo instalado um canteiro central nas imediações da Apae, criando uma leve curva, que proporciona a redução de velocidade.

Com o lema “Trânsito Seguro”, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito começa a colocar em prática medidas para garantir mobilidade aos pedestres.

As medidas se espelham no método chamado “traffic calming”, uma maneira de manter a velocidade mais baixa nas cidades e também aumentar a circulação de pedestres e ciclistas. Países como Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Holanda e Reino Unido já utilizam a estratégia, que vem sendo adotada gradualmente no Brasil.

Com objetivo de reduzir os acidentes em cruzamentos Campinas e Kobrasol, o Município elegeu o encontro da Rua Osni João Vieira com Irineu Bornhausen como protótipo de um estudo de readequação viária visando à proteção dos pedestres. O setor de engenharia de trânsito optou por estreitar a pista de rolagem, alargando o espaço das calçadas e criando inclusive um canteiro central, visando à redução de velocidade no trânsito sem causar congestionamentos.

A medida do canteiro central está sendo aplicada nas imediações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do bairro Fazenda Santo Antônio, criando uma leve curva, que proporciona a redução de velocidade.

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Vagas de estacionamento ficam

Segundo o secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Vânio Luiz Dalmarco, a nova aposta para o trânsito do município vem para inovar e trazer uma mobilidade melhor, tanto para os pedestres, quanto para os motoristas.

“É uma técnica nova, que veio para mudar o paradigma do uso das lombadas e faixas elevadas, o que tem se usado regularmente na cidade são as lombadas. Nesse sentido, a engenharia propõe essa substituição onde for mão única, vamos reduzir a largura da via ou aumentar a calçada, sem remover a quantidade de vagas do estacionamento”, pontua Vânio.

As ações passaram por um período de análise e adaptação a cargo do setor de engenharia de trânsito da Prefeitura de São José. Do estudo, surgiram três ações para dar seguridade aos pedestres e reduzirem os acidentes: estreitamento das pistas no cruzamento entre a Rua Osni João Vieira, com a Rua Irineu Bornhausen, que passaram a ter faixas amarelas, sinalizando o estreitamento. A sinalização pode ser substituída por estruturas permanentes.

Apesar de recente, os impactos já são visíveis pelos cidadãos. Dirlei de Pieri, 53, proprietário da tradicional lanchonete Pieri, comenta que notou a diferença do trânsito no cruzamento: “A Rua Irineu Bornhausen é uma avenida e muitos carros faziam a ultrapassagem. Com a melhoria isso não acontece mais agora. Com o afulinamento de pista, eles precisam segurar e passar devagarinho,” afirma Dirlei.

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