O Governo de Santa Catarina abriu o processo de renovação dos benefícios do Universidade Gratuita e do Fumdesc para o primeiro semestre de 2026. A Secretaria de Estado da Educação publicou os editais e, a partir de segunda-feira, 1º de dezembro, às 14h, inicia o recadastramento obrigatório. O procedimento garante a continuidade do auxílio.
Os estudantes precisam atualizar os dados no sistema até as 19h de 5 de dezembro. Além disso, devem entregar toda a documentação solicitada pela instituição de ensino onde estudam. Depois disso, haverá um segundo período, válido de 16 a 18 de dezembro, até as 19h. Esse prazo serve para ajustes e finalizações.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, reforça que o cumprimento das datas é essencial. Ela lembra que os programas transformam vidas e ampliam oportunidades. Segundo Ceretta, o Universidade Gratuita e o Fumdesc já impactam estudantes, famílias e a sociedade catarinense, especialmente com o início das contrapartidas.
Os critérios de renovação, prazos e regras estão detalhados no edital. O governo também vai publicar, ainda em dezembro, o edital para novos candidatos. As inscrições para ingressantes começam na segunda quinzena de janeiro.











