O setor de alimentação fora do lar em Santa Catarina entra em dezembro com um clima mais favorável. Além disso, as confraternizações de empresas, encontros familiares, celebrações de fim de ano e o pagamento do 13º salário impulsionam a procura por bares e restaurantes no Estado. Dessa forma, a expectativa é que o aumento no movimento funcione como um aquecimento para a temporada de Verão.
Empreendedores apostam em crescimento
No total, 82% dos empreendedores catarinenses esperam ter alta no faturamento em comparação com o final do ano de 2024. Parte desse otimismo decorre da melhora dos indicadores do trimestre. Após setembro registrar 27% dos negócios operando no prejuízo no país, o índice caiu para 20% em outubro. Além disso, no mesmo período, 40% das empresas tiveram lucro, sete pontos a mais que no mês anterior. Ainda, o Índice Abrasel–Stone confirma a tendência, com alta de 1,6% nas vendas na comparação com setembro.
“Os números de outubro mostram um ambiente mais positivo, com a recuperação da confiança do consumidor. Portanto, esperamos que este otimismo se mantenha no final do ano e durante a temporada de Verão. Além disso, a expectativa para Santa Catarina é uma alta no número de turistas, o que fortalece o setor de bares e restaurantes. Muitos estabelecimentos dependem do resultado do Verão para se organizar para o restante do ano”, avalia Juliana Débastiani, presidente da Abrasel SC.
Desafios na contratação e reforço de equipes
De olho nas confraternizações e já pensando no Verão, muitos empresários catarinenses reforçam suas equipes e, ao mesmo tempo, investem na ampliação dos estoques. Entre os estabelecimentos do estado, 39% planejam ampliar o quadro de funcionários. No entanto, a maior parte dos empresários ainda enfrenta dificuldades na contratação, especialmente pela falta de interessados nas vagas e também pela escassez de profissionais qualificados.
Dicas para atrair e fidelizar clientes
Para apoiar empreendedores neste momento de alta demanda, a Abrasel lançou uma cartilha gratuita com dicas práticas para atrair e fidelizar clientes durante o fim de ano. O material, por sua vez, reúne orientações para reforçar a identidade da casa, criar novidades no cardápio sem prejudicar a operação e ainda incentivar a divulgação espontânea dos clientes.
O material está disponível gratuitamente na plataforma Conexão Abrasel (https://conexao.abrasel.com.br) e conta com linguagem direta, pensada para o dia a dia de bares e restaurantes.











