A semana começa com chuva intensa em Santa Catarina, principalmente no Litoral e no Vale do Itajaí. A circulação marítima mantém o tempo instável até a madrugada de terça-feira, 8.
Além disso, a formação de um ciclone na região do Uruguai, junto com uma frente fria, reforça as instabilidades e provoca temporais no estado.
Chuva intensa em Santa Catarina eleva riscos
Até a madrugada de terça-feira, a chuva segue volumosa entre o Litoral e o Vale do Itajaí. Por isso, o risco é alto a muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
No Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, os acumulados variam entre 80 e 130 mm, com pontos acima disso. Já no Médio Vale e no Litoral Norte, os volumes ficam entre 50 e 80 mm.
Enquanto isso, no Grande Oeste, a segunda-feira tem predomínio de sol e poucas ocorrências. No entanto, o tempo muda na terça-feira.
Temporais avançam com ciclone e frente fria
A partir de terça-feira, o ciclone no Uruguai, associado à frente fria, provoca temporais em todo o estado.
A chuva começa pelo Oeste entre a manhã e a tarde e avança ao longo do dia. Nos Planaltos e no Litoral, os temporais ganham força entre a tarde e a noite, podendo seguir até a madrugada de quarta-feira.
Além da chuva intensa, há risco de rajadas de vento e danos associados.
Queda de temperatura após chuva intensa em SC
Na quarta-feira, a frente fria se afasta. Mesmo assim, um ciclone extratropical mantém os ventos intensos e favorece a entrada de ar frio.
As temperaturas caem no Grande Oeste ainda durante o dia. No Litoral, o calor diminui à noite.
As mínimas ficam entre 15°C e 17°C no Litoral. Já no Meio-Oeste e nos Planaltos, podem ficar abaixo de 10°C. À tarde, as máximas variam entre 20°C e 27°C.
Ventos fortes e mar agitado no litoral catarinense
Entre segunda e terça-feira, os ventos persistentes mantêm o mar agitado. As ondas variam entre 2,0 e 2,5 metros, com picos de até 3,0 metros.
Na quinta-feira, os ventos voltam a se intensificar no Litoral. As ondas podem chegar a 3,5 metros, principalmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
Tempo firme retorna a Santa Catarina
A sexta-feira será de tempo firme em todo o estado. No fim de semana, há chance de chuva fraca no Litoral, sem risco relevante.
As temperaturas sobem aos poucos, mas sem previsão de calor intenso.
Defesa Civil alerta para riscos com chuva intensa
- Durante temporais, procure abrigo seguro e evite áreas abertas. Não fique perto de árvores, postes ou estruturas frágeis.
- Em caso de alagamentos, não atravesse ruas ou pontes submersas. Além disso, fique atento a sinais de deslizamentos.
- Evite atividades no mar durante períodos de agitação e acompanhe os avisos atualizados da Defesa Civil.











