Análise mostra que 78% dos pontos da capital são adequados para banho de mar

    Praia de Ponta das Canas está totalmente poluída; em SC índice de balneabilidade é de 69,6%

    relatório de qualidade da água do mar balneabilidade em sc
    Cristiano Estrela/Secom SC/Divulgação/CSC

    O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, na sexta-feira (18/2), novo relatório de balneabilidade da temporada de verão. Dos 237 pontos analisados pela pesquisa, 165 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 69,6%.

    Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 68 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 78,2%. Conforme o relatório, os pontos poluídos na capital são nas praias do Pântano do Sul, Beira-mar Norte, Palmeiras, Jurerê, Balneário do Estreito, Campeche (Riozinho), Jardim Atlântico, José Mendes (Curtume), Matadouro, Ingleses (frente à Rua do Siri e do Rio Capivari), além de três pontos na Lagoa da Conceição. Já a Praia de Ponta das Canas está completamente poluída, aponta o relatório.

    Como é feita a análise

    As coletas para a elaboração da pesquisa são efetuadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte.

    Publicidade

    Os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas.

    A água do mar é considerada própria para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli (coliformes fecais) por 100 mililitros. O resultado é dado como impróprio para banho quando a amostra do local for superior a 800 E. coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.000 por 100ml.

    “Os critérios utilizados pelo IMA na análise de balneabilidade de Santa Catarina seguem a legislação instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). É uma metodologia segura, consagrada e realizada há mais de 40 anos no estado, além de ser aplicada em todos outros estados da federação que monitoram os seus balneários”, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.

    bombeiro faz coleta de água em praia para verificar índice de poluição nos pontos do litoral
    O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas – Julio Cavalheiro/Secom SC/Divulgação/CSC

    Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. Todos os pontos onde há coleta e resultados semanais podem ser conferidos no site do instituto ou no aplicativo Praia Segura.

    + Cultivos de moluscos são interditados na Grande Florianópolis
    + Confira previsão do tempo

    As coletas são nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

    Publicidade
    COMPARTILHAR