Florianópolis está com 12 locais impróprios para banho

    relatório de qualidade da água do mar balneabilidade em sc
    Cristiano Estrela/Secom SC/Divulgação/CSC

    O IMA (Instituto do Meio Ambiente) divulgou nesta quarta-feira (22/12) o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2021-2022. De acordo com a pesquisa dos 231 pontos analisados, 185 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 80,1%, uma melhora em relação ao relatório da semana passada.

    Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 75 estão em condições de receber banhistas, o que representa 86,2%. Os 12 pontos considerados impróprios para banho na capital nesta semana são nas praias do Bom Abrigo, Estreito, Balneário, Jardim Atlântico, José Mendes, Beira-mar Norte, Armação, Riozinho (Campeche), canto direito da Praia Brava, e no ponto entre as praias da Cachoeiras do Bom Jesus e Ponta da Canas.

    + Trato pelo Araújo: Casan dá o primeiro passo para despoluição do rio entre São José e Florianópolis
    + Nos moldes da Beira-mar Norte, GCR instala limpeza de água em Ganchos de Fora

    Publicidade

    O monitoramento da balneabilidade do IMA contempla grande parte do Litoral catarinense, com coletas em 21 cidades. Os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas. São necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.

    A água é considerada própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas houver, no mesmo local, no máximo 800 Escherichia coli (coliformes fecais) por 100 mililitros. A água tem a classificação de imprópria quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas 5 semanas anteriores, no mesmo ponto, for superior a 800 E. coli/100ml de água do mar ou quando o resultado for superior a 2.000 E. coli/100ml.

    + Operação Verão Mais Seguro é lançada em SC

    Durante a alta temporada, de novembro a março, o IMA monitora semanalmente a qualidade da água do mar para banho humano e atualiza as placas semanalmente. Porém, em alguns locais as placas são danificadas, vandalizadas ou retiradas irregularmente. As informações completas sobre os resultados de balneabilidade dos 231 pontos podem ser conferidas no site do instituto.

    + Confira a previsão do tempo

    Publicidade