Bombeiros combatem cinco incêndios nesse domingo na Grande Florianópolis

    foto aérea em área escura com foco de incêndio no meio e luzes de residências em volta
    Incêndio na comunidade Nova Descoberta, no maciço do Morro da Cruz, no centro da capital - CBM/Divulgação/CSC

    Os bombeiros militares tiveram muito trabalho nesse domingo (31/5) na Grande Florianópolis. Foram ao menos quatro grandes incêndios na região.

    No final da tarde, os bombeiros de Florianópolis foram acionados para o atendimento de mais um incêndio em vegetação no Maciço do Morro da Cruz, dessa vez na comunidade Nova Descoberta. O incêndio teve início por volta das 17h30 e pode ser avistado de diversos pontos da região central da ilha e do continente.

    Foram empenhadas equipes de bombeiros dos quartéis do Estreito, Trindade e GBS, totalizando 10 homens. O local era de difícil acesso para os caminhões, bem como para as equipes, devido ao terreno íngreme e inexistência de via pública. A aeronave Arcanjo-01 sobrevoou o local para orientar as guarnições no combate. Mais tarde um drone foi utilizado como plataforma de observação aérea, guiando as operações em terra.

    Publicidade

    A operação havia sido finalizad às 21h e, mesmo havendo residências próximas, nenhuma chegou a ser atingida. Foram gastos 5. mil litros de água nesse combate.

    foto aérea em área escura com foco de incêndio no meio e luzes de residências em volta
    Incêndio na comunidade Nova Descoberta, no maciço do Morro da Cruz, no centro da capital – CBM/Divulgação/CSC
    Atualização: retorno do incêndio

    O fogo no maciço do Morro da Cruz teve nova ignição após às 21h. Bombeiros estão no local.

    Incêndios em vegetação

    Durante a tarde do domingo o helicóptero Arcanjo foi utilizado para atender outros três incêndios em vegetação na capital, nos bairros Monte Verde, Barra da Lagoa e Costa da Lagoa.

    Bombeiros de Palhoça e de Santo Amaro da Imperatriz também combateram um incêndio de grandes proporções na Praia do Sonho.

    Devido à estiagem prolongada, o Corpo de Bombeiros Militar catarinense orienta e solicita o apoio da população para não realizar queimadas para limpeza de terrenos e preparação de pastagens. Não colocar fogo em lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação.

    Ao caminhar por uma trilha, não jogue pontas de cigarro acessas. Causar incêndio florestal é crime com pena de reclusão e multa.

    Não jogue lixo pela janela dos veículos ou ao transitar pelo acostamento de rodovias. Além de alimentar um incêndio, garrafas de vidro podem fazer o efeito lupa e iniciar um incêndio.

    Em acampamentos, a orientação do CBM é jamais acender fogueiras para preparar alimentos ou fazer churrasqueira no chão, próximo a áreas de vegetação. O melhor é procurar um local limpo e de preferência próximo a um rio ou lagoa. Ao final se certificar que as brasas foram efetivamente apagadas. Cuidar também com velas, lamparinas e lampiões.

    Um levantamento recente do CBM mostra que as queimadas aumentaram em Santa Catarina mais de 300% em 2020.

    Publicidade