Calendário escolar estadual prevê início das aulas em 18 de fevereiro

    Os estudantes da rede estadual de ensino começarão as atividades do ano letivo de 2021 em 18 de fevereiro, enquanto o encerramento está previsto para 17 de dezembro. Essas informações estão no calendário letivo enviado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para orientação das coordenadorias regionais e escolas.

    No caso dos professores, o retorno às atividades em 2021 inicia com a semana pedagógica, no período de 3 a 12 de fevereiro, com o objetivo de assegurar o planejamento docente coletivo da continuidade curricular entre 2020 e 2021.

    + Com ano letivo em casa, reprovações de alunos na rede estadual serão limitadas
    + As regras para a retomada das aulas em SC

    Atividades presenciais e remotas
    Publicidade

    As atividades não presenciais também serão mantidas em 2021 para os cerca de 28 mil alunos da rede estadual que, comprovadamente, fazem parte de grupo de risco para Covid-19, assim como os professores. A modalidade também será ofertada nos casos em que os pais optarem em manter os filhos em atividades remotas, conforme a lei sancionada pelo governador, Carlos Moisés.

    O planejamento da rede estadual é iniciar o ano letivo com aulas presenciais e alternância dos grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes da rede estadual e manter o distanciamento social, evitando o contágio de Covid-19. Dessa forma, a organização das atividades escolares será dividida em dois momentos: o “Tempo Escola” e o “Tempo Casa”.

    O “Tempo Escola” consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos. Já as atividades pedagógicas que compõem o “Tempo Casa” podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais, com orientação para que as escolas criem dinâmicas para que estudantes sem acesso possam, sempre que possível, integrar-se às atividades em espaços disponibilizados na escola.

    Calendário em debate

    O calendário escolar foi pré-definido em parceria com as 36 coordenadorias regionais de educação, mas ainda está em debate. Alguns municípios catarinenses terão o início do ano letivo em datas diferentes ao da rede estadual em função do momento atípico provocado pela pandemia. De acordo com a SED, houve diversas reuniões com a Undime e a Fecam, que representam os municípios, e verificaram que seria difícil iniciar as redes estadual e municipais na mesma data, como ocorria em anos anteriores, em virtude do momento atípico da pandemia. No momento, cada coordenadoria verifica quais são os municípios que iniciarão em datas diferentes.

    calendário escolar estadual - alunos sentados em carteiras separadas usando máscara dentro de sala de aula
    Ano será dividido em atividades presenciais e domésticas na educação – SED/Divulgação/CSC

    Calendário escolar da rede estadual

    Confira o calendário escolar estadual previsto até agora:

    25/01 a 02/02: Retorno das equipes gestoras técnicas e administrativas das unidades escolares para elaboração do PlanCon Edu das escolas

    03 a 12/02: Reuniões de planejamento nas escolas e/ou formações regionais organizadas pelas Coordenadorias/Supervisões ou SED

    18/02: Início do Ano Letivo com os alunos

    02/04: Sexta-feira da Paixão (Feriado nacional)

    17/04: Sábado letivo para as atividades relativas ao Dia da Família na Escola

    21/04: Tiradentes (Feriado nacional)

    03/06: Corpus Christi (Feriado nacional)

    21/07: Fim do primeiro semestre letivo

    22/07 a 01/08: Recesso dos alunos

    26/07 a 01/08: Recesso dos Professores

    02/08: Início do segundo semestre

    07/09: Proclamação da Independência (Feriado Nacional). Poderão considerar dia letivo as unidades escolares que participarem das atividades cívicas

    12/10: Dia de Nossa Senhora Aparecida (Feriado nacional)

    15/10: Dia do Professor

    02/11: Dia de Finados (Feriado nacional)

    15/11: Proclamação da República (Feriado nacional)

    17/12/2021: Encerramento do ano letivo com alunos

    20 a 22/12/2021:  Realização de Conselhos de Classe e reunião de fechamento e avaliação

    Com informações da Secretaria Estadual de Educação

    Publicidade