Centro Cultural do Continente será inaugurado 2 anos após reforma

Apresentações musicais, Boi de Mamão e street dance estão entre as atrações

Pronto há 26 meses, o Centro Cultural do Continente Franklin Cascaes, no bairro Coqueiros, será inaugurado, neste sábado (14/5). O prédio, localizado ao lado do Centro de Saúde Coqueiros, será aberto ao público com uma programação especial a partir das 9h.

“A proposta desse novo polo da Franklin Cascaes é trazer atrações e oficinas culturais para o outro lado da ponte. Ano passado abrimos uma unidade no Norte da Ilha, agora estamos abrindo no continente, assim vamos descentralizando os espaços e o acesso à cultura” conta o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Márcio Costa.

Centro Cultural de Coqueiros
Centro Cultural de Coqueiros será inaugurado após mais de 2 anos da conclusão da reforma – PMF/Divulgação/CSC

A programação de inauguração inicia com a Escola Olodum Sul e após a solenidade de abertura segue com o músico Kako de Oliveira, apresentações de street dance, Boi de Mamão, Unidos da Coloninha, entre outras atrações que vão até às 17h.

Publicidade

O Centro Cultural pertence à Prefeitura de Florianópolis e agora será gerido por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. O espaço contará com diversas atividades gratuitas para a comunidade, como exposições, oficinas, saraus e eventos voltados para promoção artística.

Reforma

Planejada desde 2016, a reforma do prédio, que era um antigo almoxarifado da Casan, iniciou em 30 de setembro de 2019, com investimento de R$ 307 mil pela prefeitura. O local ficou cerca de 10 anos sem uso pela estatal e durante muito tempo ficou abandonado, sendo ocupado por usuários de drogas e pessoas em situação de rua. A reforma foi concluída em 23 de março de 2020 e, desde então, a prefeitura ainda não havia inaugurado o espaço. Durante a pandemia de Covid o local chegou a abrigar brevemente um centro de testagem. Durante esse tempo – da finalização do prédio até a inauguração – o local foi alvo de diversos ladrões, que roubaram materiais metálicos e depredaram parte dos móveis já instalados. Com isso, a prefeitura precisou novamente gastar com manutenções e refazer instalações de janelas furtadas.

Programação de inauguração do Centro Cultural do Continente Franklin Cascaes

9h – Escola Olodum Sul
9h40 – Cerimonial De Abertura
10h – Kako de Oliveira
11h – Street Dance por Diego Andrade
11h30 – Boi de Mamão
12h10 – Pocket Show (Unidos da Coloninha)
12h50 – Roda de Capoeira
13h30 – Ricardo Portto Acústico + Nadja Mara
15h – Carlinhos
16h – Dj Jean Mafra

Publicidade