Cinco baleias-jubarte são avistadas na baía sul da Grande Florianópolis

    Na manhã desta quarta-feira (30/6), durante o monitoramento embarcado na baía sul da Grande Florianópolis, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registrou a presença de cinco baleias-jubarte vivas e saudáveis.

    O monitoramento tem como objetivo registrar e resgatar tetrápodes marinhos vivos debilitados ou mortos, mas, para a surpresa dos profissionais, as jubartes apareceram bem próximas à embarcação.

    Nesse ano, informa o Instituto Australis, as jubartes chegaram mais cedo em Santa Catarina. Esses animais migram para o litoral do Brasil para se reproduzir e usam a principal área de concentração no Banco dos Abrolhos, na Bahia. Segundo a Epagri, a maior presença das baleias no litoral catarinense se deve à temperatura da superfície da água.

    Publicidade

    Hoje essas baleias não estão mais na lista de espécies ameaçadas de extinção e devido o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência. As jubartes podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar entre 35 e 40 toneladas. Se alimentam por filtração de pequenos peixes e crustáceos como os krills.

    Ao avistar uma baleia é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento dos cetáceos.

    Confira o vídeo feito pela equipe do Insituto Australis, que monitora o litoral compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

    Publicidade
    COMPARTILHAR