Com previsão de semana seca, é hora de economizar água

    Estiagem compromete abastecimento na Grande Florianópolis e diversas outras regiões de Santa Catarina. Previsão é de pouca chuva nos próximos dias

    rio vargem do braco estiagem - foto casan
    Captação de água está prejudicada e previsão é de poucas chuvas em agosto - Foto: Casan/Divulgação

    Choveram apenas 5,2 mm nas últimas 120h na região da bacia do Rio Vargem do Braço, principal manancial que abastece a Grande Florianópolis. O leito do rio onde a Casan faz a captação de água em Santo Amaro da Imperatriz, no chamado Poço Fundo, está com 156 cm — ainda considerado normal, porém baixando. Já a captação em Palhoça no Rio Cubatão, abastecido pelo Vargem do Braço, está com 125 cm de profundidade, considerado regime hídrico emergencial.

    Como a previsão para esta semana é de pouca ou praticamente nenhuma chuva na região da Grande Florianópolis — também porque agosto é um mês de menos precipitações — a tendência é de que os mananciais sequem ainda mais e o abastecimento em toda a Região Metropolitana de Florianópolis continue prejudicado.

    Isso leva a Casan a reiterar os pedidos de economia e uso racional da água. “A Companhia mantém o pedido de que ações como lavar calçadas e carros sejam evitadas. O uso mais controlado ao escovar os dentes, com o fechamento da torneira, e banhos menos demorados, também são fundamentais”, diz comunicado da empresa neste domingo (4/8).

    Bacias (BH) e Complexos (CH) Hidrológicos de Santa Catarina
    Publicidade

    Não apenas a Grande Florianópolis está sentido a estiagem. A situação é similar em outros pontos do estado. Boletim da Ciram na manhã desta segunda (5/8) mostra que, das 43 bacias ou complexos hidrológicos monitorados, há 7 em emergência, 7 em alerta e outras três em atenção.

    EMERGÊNCIA: Eta Casan – Montante, Saltinho, Chapadão do Lageado, São João Batista, São Martinho – Jusante, Montante – Barragem Concórdia e Camboriú – Rio Canoas
    ALERTA: Canoinhas – CASAN, Barragem Oeste, Tangará, Foz do Rio Claudino, Centro – Rua Vitório Celant, Rio Negrinho – Fazenda Rudnick e  Rio Negrinho – Fazenda Souza
    ATENÇÃO: Encruzilhada II, Rio Negrinho – Rio dos Bugres e Rio Negrinho – Foz do Rio Negrinho.

    O Correio também apurou que o risco de incêndio cresceu em todo o estado. No início desta segunda há 40 pontos com risco elevado, o maior na escala. Em outros 38 há risco alto.

    O Parque da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, é um local que já registrou incêndio no início deste mês.

    Publicidade