Cesto com frutas e verduras
O armazenamento adequado faz com que esses alimentos permaneçam sempre frescos e prontos para o consumo

Durante essa pandemia que está acometendo todo o mundo, as pessoas preocupadas em faltar comida estão comprando uma grande quantidade de produtos industrializados pra estocar em casa (macarrão instantâneo, biscoito recheado, produtos enlatados, etc.) e acabam deixando de lado a parte de hortifruti (frutas, verduras e legumes) causando danos para a saúde.

Então diante do cenário atual que estamos vivendo, eu vim trazer pra vocês dicas de como fazer os hortifruti durarem mais aí em sua casa, afinal em época de crise não dá pra desperdiçar e muito menos deixar de consumir esses alimentos, pois eles oferecem uma variedade de vitaminas, minerais e fibras que nesse momento são essenciais para ajudar a sua imunidade se consumidos com frequência é claro.

Quando chegar em casa, a primeira coisa a ser feita é lavar e higienizar todos os alimentos. Lavar em água corrente e deixar em solução clorada por 15 minutos. O ideal é que seja hipoclorito de sódio, porém se não tiver pode fazer com água sanitária (1 colher de sopa para cada litro de água). Depois enxágue bem os alimentos em água corrente.

Publicidade

Algumas frutas como melão, melancia, abacaxi ou manga, para facilitar na hora do consumo, podem ficar na geladeira picados e em potes de vidro ou plástico livre de bisfenol A (o bisfenol é um composto que tem no plástico que quando aquecido ou congelado se torna cancerígeno). Outras frutas como banana, mamão e abacate, podem ser separadas em porções e congeladas para fazer vitaminas.

Já as hortaliças como alface, rúcula e outros folhosos, após enxaguar o ideal é secar (pode ser com uma centrifuga de alimentos ou caso não tenha pode secar uma a uma com papel toalha), feito isso, coloque uma folha de papel no fundo de um pote e intercale com uma camada de folhas e uma camada de papel. Fazendo assim, as folhas vão durar mais e ficarão fresquinhas por muito mais tempo. Folhosos como couve folha, salsinha e cebolinha é possível armazenar em porções individuais no congelador.

Os legumes cenoura, brócolis e abobora podem ser congelados após passar por um processo de branqueamento, que consiste em colocar os legumes picados em água fervente por dois minutos, em seguida retirar e colocar em água gelada por mais dois minutos. Feito isso seque os alimentos e leve-os para serem congelados em porções individuais.

O armazenamento adequado vai fazer com que você tenha esses alimentos sempre frescos e prontos para o consumo na sua casa.

Nutricionista Ariana Pontes
CRN10/7497
@arianapontes.nutri

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here