Dia de prevenção à saúde realiza mais de 3,5 mil atendimentos em São José

três mulheres com camisetas do outubro rosa em frete a um posto e ao lado cartaz de vacinação
Dia D movimentou as 23 Unidades Básicas de Saúde, ofertando múltiplos serviços à população feminina e infantil - PMSJ/Divulgação/CSC

O Dia “D” de prevenção à saúde teve saldo positivo em São José. A mobilização da campanha Outubro Rosa, em conjunto com o dia nacional da imunização contra o sarampo e o programa mais saúde da mulher, movimentou as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no último sábado (19/10).

Segundo a Secretaria de Saúde, foram realizados mais de 3,5 mil atendimentos na rede e todas as unidades ofertaram múltiplos serviços à população feminina e infantil. A data também marcou a inauguração da sala de vacina e os três anos de implantação da UBS Ceniro Martins.

A secretária de Saúde, Sinara Simioni, comemorou a experiência. “Visitei as unidades e conferi de perto o engajamento das equipes. Essa junção de forças das diretorias proporcionou um movimento na Saúde que há tempos não víamos no município e o resultado foi incrível. Em um dia alcançamos mais de 75% da média mensal de exames preventivos realizados na rede”, aponta Sinara.

Publicidade

A aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foi oferecida para as crianças de seis meses e menores de cinco anos, sendo que a campanha segue até 25 de outubro para essa faixa etária. A segunda etapa, para jovens de 20 a 29 anos, será de 18 a 30 de novembro, e o “Dia D” em 30 de novembro.

Outubro Rosa

Já entre as mulheres foram cerca de 1,5 mil atendimentos. Deste total, foram realizados 610 exames preventivos do câncer do colo do útero, 300 solicitações de mamografias e 410 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Comparado ao ano passado, houve um aumento de 65% no número de atendimentos, já que em 2018 foram realizados 900 atendimentos, 170 testes rápidos, 490 preventivos e 280 solicitações de mamografias.

Publicidade
COMPARTILHAR