mutirao de castracao em sao jose mais de 7 mil animais
O último mutirão ocorreu nesta segunda-feira (20) no bairro Serraria e realizou 100 castrações - PMSJ/Divulgação

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea), realizou mais um mutirão de castração gratuita para cães e gatos. A 5ª edição da ação foi realizada no bairro Serraria na manhã desta segunda-feira (19). O castramóvel ficou estacionado no pátio da Secretaria de Infraestrutura, das 7h às 13h, quando foram feitas 100 castrações.

Somando os resultados do projeto mutirão e a distribuição de vales que a Dibea promove mensalmente, foram 7.280 castrações gratuitas em dois anos. O mutirão é realizado periodicamente e já atendeu comunidades como Ceniro Martins, Colônia Santana, Loteamento Lisboa e Morar Bem, sendo que novas localidades já estão sendo mapeadas para receber a ação. A iniciativa conta com a parceria do Projeto Castração, coordenado pela veterinária Marina Dante; e da Faculdade Anhanguera, que levou os alunos do curso de Medicina Veterinária para participar do mutirão.

A castração é considerada uma das melhores opções para controle da taxa de natalidade e para levar mais qualidade de vida para os animais. Nas fêmeas, a castração evita tumores mamários, infecção uterina, gravidez psicológica entre outras patologias. Já nos machos, a castração impede a reprodução sem controle, evita alguns tipos de câncer, reduz a demarcação territorial pela urina do animal e faz com que ele brigue menos.

Publicidade

Além dos mutirões, a Diretoria de Bem Estar Animal tem o cadastro de 60 protetores de animais que recebem mensalmente vales castração e reforçam este serviço em diferentes localidades da cidade. Os vales também são distribuídos gratuitamente para a população. Para ter direito ao benefício, o cidadão precisa ir até a sede da Dibea e apresentar a documentação necessária para obter o vale. A Diretoria Bem-Estar Animal está localizada na Rua Altamiro Di Bernardi, número 108, em Campinas, e o telefone para contato é (48) 3348-5739, ramal 20.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here