Falece Germano João Vieira, aos 98 anos, três vezes prefeito de São José e defensor dos royalties

Faleceu nesta terça-feira (15/8),no dia de seu aniversário de 98 anos, Germano João Vieira, político e empresário que marcou a história de São José, onde foi prefeito por três vezes.

Nascido em 15 de agosto de 1925 na localidade de Barra Clara, em Angelina, quando o município ainda pertencia a São José, Germano João Vieira começou a trilhar sua carreira política e pública como vereador, de 1959 a 1963. Em 1991 foi eleito deputado estadual, exercendo o cargo até 1993, quando decidiu renunciar para buscar a prefeitura de São José.

O nome de Germano João Vieira ficou fortemente ligado à história do município por ter sido o prefeito por três mandatos: de 1970 a 1973, de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996.

Publicidade

Posteriormente ao envolvimento na política, mudou-se para Campinas e investiu no ramo madeireiro. No âmbito estadual, Germano João Vieira destacou-se na Alesc defendendo o pagamento de royalties para Santa Catarina, causa que haviam recém-iniciado no STF e que arrasta-se até hoje.

No twitter, o atual prefeito, Orvino Coelho de Ávila, lamentou a perda: “Perder alguém nos traz sempre uma dor. E hoje eu perdi um amigo. Ex-prefeito de São José e ex-deputado, Germano Vieira nos deixou. Chegar aos 98 anos já é uma dádiva. E ele ainda nos deixa uma história exemplar de quem ajudou a construir uma sociedade mais justa e mais humana”.

O velório ocorre a partir das 9h desta quarta, na Arena Multiuso na Beira-mar de São José. Às 14h ocorre a missa de corpo presente na Igreja Matriz de Campinas e o enterro está marcado para 17h na irmandade Senhor dos Passos, próximo à entrada da Ponta de Baixo, em São José.

Publicidade
COMPARTILHAR