Fesporte cancela eventos esportivos em função da variante Delta

    A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) emitiu comunicado na noite desta segunda-feira (6/9) informando que cancelou diversos eventos esportivos sob sua responsabilidade em função da transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus em Santa Catarina.

    Com isso, estão canceladas as edições 2021 dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jesc, Jasti, Parajasc, Parajesc, Moleque Bom de Bola e Olesc.

    Por ora, a 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) segue confirmada para novembro, em São José. A Fesporte, porém, afirma que a situação que será reavaliada de acordo com o quadro da pandemia em Santa Catarina.

    Publicidade

    Os Jasc devem reunir cerca de 5 mil atletas e comissões técnicas na cidade, isso sem contar o público e mais pessoal de apoio, para disputa de 27 modalidades.

    A variante Delta

    A variante Delta teve transmissão comunitária confirmada em Santa Catarina em 19 de agosto. A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Conforme um estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados a OMS e ao Imperial College de Londres, a variante Delta é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China, sendo assim ainda mais preocupante do que as variantes surgidas no Reino Unido (Alfa), na África do Sul (Beta) e no Brasil (Gama).

    Publicidade