Festas de réveillon têm restrições em cidades de Santa Catarina

    queima de fogos na festa do réveillon em florianópolis está mantida - festas de virada para 2022 em SC
    Na Av. Beira-mar, Florianópolis terá queima de fogos sem shows musicais - Cristiano Andujar/PMF/2019/CSC

    A maioria das cidades de Santa Catarina onde tradicionalmente há queima de fogos no réveillon terão ainda muitas restrições nesta virada para 2022. Muitos municípios cancelaram shows e alguns citaram a impossibilidade da realização de eventos abertos por conta da regra do governo de SC, que posteriormente afirmou que há não há proibição. Em diversos locais, porém, diante do temor com nova variante do coronavírus, os shows musicais foram cancelados, para evitar maiores aglomerações, e em algumas cidades está mantida a queima de fogos.

    De acordo com o regramento mais recente do governo estadual sobre eventos em Santa Catarina – a portaria 1.305/2021 – a obrigação é de que qualquer aglomeração deve ter ampla divulgação prévia sobre os protocolos contra coronavírus que são basicamente o uso de máscara e o distanciamento. Em locais abertos é possível não usar máscara se houver o distanciamento pessoal correto, o que dificilmente é seguido, e, em locais fechados, é necessário o uso de máscara e a comprovação ou da vacinação completa ou teste com até 48h de antecedência.

    Confira a situação de locais tradicionais em que há queima de fogos de artifício em Santa Catarina para a virada de ano.

    Florianópolis
    Publicidade

    A capital teve o lançamento do “Verão da Virada” em outubro sem o anúncio de shows com música para o réveillon. Assim, a cidade deverá fazer neste ano apenas a queima de fogos na Av. Beira-mar e Ponte Hercílio Luz, o que não ocorreu no ano passado. A informação foi confirmada pela prefeitura nessa semana.

    Blumenau

    A Prefeitura de Blumenau cancelou nesta quinta-feira (2/12) a cantata de Natal com os alunos do Colégio Adventista, que teria sua segunda apresentação em 9 de dezembro, e o show nacional com a dupla Fernando e Sorocaba previsto para o réveillon. As demais programações do Natal e réveillon em Blumenau continuam mantidas.

    Itajaí

    No comunicado mais recente, a prefeitura de Itajaí citou a portaria 1.305 para anunciar que cancelou o show de fogos na cidade. A programação do Natal EnCanto de Itajaí teve alterações, com algumas suspensões, mas o período de realização do evento foi mantido, de 8 a 22 de dezembro. O desfile de natal, por exemplo, foi cancelado e será substituído pela “Charanga do Papai Noel” nos bairros.

    Laguna

    Em Laguna, o governo municipal confirmou nesta quinta-feira (2), que a festa tradicional de Réveillon está cancelada. Uma nova celebração para a chegada de 2022, sem a presença de público, ainda está sendo planejada pela secretaria de Turismo e Fundação Lagunense de Cultura. A programação deve ser divulgada nos próximos dias.

    Balneário Camboriú

    Em Balneário Camboriú, onde foi inaugurado o alargamento da praia central neste sábado (4), até o momento está confirmada a festa da virada de ano com fogos de artifício. A justiça estadual também negou pedido do MPSC para cancelar a festa na cidade. Ainda não há definições sobre shows na orla.

    Muitas indefinições

    Há também muitas cidades que não publicaram nenhuma decisão sobre a festa de virada de ano, como Lages, Joinville, Chapecó e Criciúma, ao mesmo tempo que mantiveram a programação de Natal, com restrições.

    + 2022 terá maiores feriados nacionais em abril e novembro

    Brasil

    Até esse domingo (5/12), 24 capitais brasileiras já anunciaram restrições e cancelamentos de festas de virada para 2022 por conta do coronavírus e suas variantes. A cidade do Rio de Janeiro, um dos réveillons mais famosos, teve a festa cancelada pela prefeitura nesse sábado (4).

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade