FGTS será liberado para os atingidos pelas chuvas do início do ano em São José

Temporais em janeiro e fevereiro causaram danos em cerca de 500 residências na cidade

Foto: Secom PMSJ/Divulgação
Foto: Secom PMSJ/Divulgação

Para auxiliar os atingidos pelas fortes chuvas que ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro deste ano em São José será feita a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os procedimentos foram definidos em uma reunião entre representantes da Prefeitura de São José e da Caixa Econômica Federal. O atendimento aos atingidos será realizado entre 6 e 10 de maio, das 9h às 15h, no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), localizado na Beira-Mar de São José.

Podem buscar atendimento aqueles que acionaram a Defesa Civil durante as chuvas ou aqueles que comprovem os danos materiais no período. A previsão é atender cerca de 2 mil pessoas, o equivalente a 500 residências que foram atingidas durante as fortes chuvas que aconteceram nos meses de janeiro e fevereiro no município.

Para ter direito ao benefício, os atingidos devem comparecer no Cati nos dias previstos para dar entrada ao processo de liberação do FGTS. É necessário apresentar os documentos originais e cópias, assim como preencher o formulário do SSFGTS, que será autenticado pela equipe de atendimento.

Procedimento para ter o FGTS liberado
Publicidade

Para realizar a abertura do processo, o cidadão deve apresentar comprovante de residência emitido entre 26 de setembro de 2018 a 24 de janeiro de 2019, com o nome do trabalhador, pais, companheiro (a), ou esposo (a), sendo necessária a certidão de casamento ou certificado de União Estável. Também é necessário documento de identificação com foto; Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS), com as cópias das páginas: foto, qualificação civil, contrato de trabalho e anotações gerais, se houver.

O atendimento aos atingidos será realizado por meio de um cronograma, conforme o mês de nascimento. No dia 6, serão atendidos os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. No dia 7, os nascidos em abril, maio e junho; no dia 8, julho, agosto e setembro; e, no dia 9, os nascidos em outubro, novembro e dezembro. No dia 10 o atendimento será aos trabalhadores nascidos de janeiro a dezembro.


Reunião na prefeitura definiu o processo para a liberação do FGTS em São José – Foto: Secom PMSJ/Divulgação

Os pagamentos serão realizados em lotéricas, correspondentes bancários e auto-atendimentos, além de qualquer agência da Caixa no horário agendado. O FGTS é liberado para os trabalhadores respeitando o limite de cerca de R$ 6 mil por conta vinculada.

Publicidade