Florianópolis é a cidade com mais casos de coronavírus em Santa Catarina

    Florianópolis tornou-se a cidade com mais casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina. Nessa quinta-feira (19/11), a capital passou Joinville: 27.066 casos, contra 27.036.

    Durante toda a pandemia a cidade mais populosa de SC, com 597 mil pessoas, liderou a lista de casos, porém Florianópolis, apesar de uma população menor, de 508 mil pessoas, teve picos de pessoas infectadas. Os dados do Covidômetro mostram que há dois meses iniciou uma ascensão de casos diários, que se manteve em patamar mais alto até então.

    Curva de casos de coronavírus confirmados por dia em Florianópolis
    Curva de casos de coronavírus confirmados por dia em Florianópolis – PMF/Divulgação/CSC

    No momento, Florianópolis tem 1.634 casos ativos de Covid-19, 48 desses internados em UTI. De acordo com dados estaduais, a cidade já teve 203 mortes pela doença respiratória, o que deixa a taxa de letalidade em 0,73%.

    Publicidade

    Um dado que mostra o andamento da pandemia na cidade é o índice de reprodutibilidade do coronavírus. A prefeitura de Florianópolis divulga essa metragem como Rt, que, quando acima de 1,0, representa uma expansão do vírus. Após uma semana entre 0,96 e 1,0, na quarta-feira o índice voltou a estar acima de 1. Já o governo do estado calcula a transmissibilidade para todas as regiões de SC. Na Grande Florianópolis esse índice é de 3,0 (numa escala de 1 a 5).

    Regras iguais

    Nessa semana a prefeitura acompanhou o governo do estado e reduziu a classificação de risco da cidade (assim como a região da Grande Florianópolis) para grave risco à Covid-19. Nada, porém, mudou: as regras são as mesmas, tanto no nível gravíssimo, quanto no nível grave.

    + Chefe de gabinete pondera casos de covid: “testamos mais que Joinville”

    Publicidade
    COMPARTILHAR

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here