Florianópolis passa a ter ligação direta com Miami no transporte aéreo de cargas

    operário sinaliza para taxiamento da aeronave com inscrição latam cargo
    Boeing 767-300F da Latam Cargo pousou no Floripa Airport nessa segunda (10) inaugurando a rota aérea Miami-Floripa - Michelle Nunes/SE/Divulgação/CSC

    O aeroporto internacional de Florianópolis inaugurou nesta segunda-feira (10/8) a primeira rota regular de transporte aéreo de cargas internacionais. No voo inaugural, a aeronave decolou de Miami às 3h15 e pousou no Floripa Airport às 12h50. A rota cargueira será realizada todas as segundas-feiras.

    A aeronave foi recebida no aeroporto por representantes do governo estadual e municipal, da Latam Cargo, do aeroporto e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em cerimônia especial para celebrar a nova oportunidade mais rápida e com menos custos para a indústria e o comércio de toda a região Sul do Brasil.

    Antes da rota cargueira Miami-Florianópolis, a carga internacional para a região costumava ingressar no Brasil por Curitiba ou por São Paulo. Desta forma, o seu encaminhamento para o destino final sempre dependeu do transporte terrestre complementar e mais oneroso.

    Publicidade

    A operação regular inédita se tornou possível porque, em outubro de 2019, a Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport que detém a concessão do aeroporto por 30 anos, obteve a homologação para receber aeronaves de grande porte, as de códigos D e E. É este o caso do Boeing 767-300F da Latam Cargo.

    pessoas com coletes refletores posam junto com a tripulação ao lado da aeronave tam cargo com tapete vermelho
    Representantes do governo e da indústria acompanharam os aeroportuários na recepção do voo inaugural Miami-Florianópolis, que terá rota semanal – Michelle Nunes/SEF/Divulgação/CSC

    Na recepção do voo inaugural, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, falou que a rota pode significar novas opções: “A abertura desta linha direta entre Florianópolis e Miami vai possibilitar, posteriormente, também voos diretos para passageiros”, afirmou Eli.

    Publicidade