A chegada de duas frentes frias muda o tempo em Santa Catarina neste fim de semana. A chuva começa já nesta sexta-feira (24/04). Além disso, ganha força no sábado (25) e no domingo (26). Por isso, há risco de temporais em várias regiões.
Nova frente fria intensifica chuva
A virada no tempo ocorre entre a tarde e a noite desta sexta. Isso acontece devido à atuação de uma frente fria no Rio Grande do Sul. Como resultado, há condições para temporais isolados. Principalmente, no Oeste e no Litoral Sul, áreas próximas à divisa.
No sábado, o sistema avança sobre o estado. Assim, a instabilidade se espalha por todas as regiões. Nas áreas de divisa, a chuva começa ainda na madrugada. Em seguida, continua ao longo da manhã. Já entre a tarde e a noite, podem ocorrer temporais isolados no Vale do Itajaí, no Planalto Norte e no Litoral Norte.
Apesar de serem pontuais, esses temporais podem ser intensos. Por isso, existe risco moderado para alagamentos. Além disso, podem ocorrer destelhamentos, queda de galhos e danos na rede elétrica.
Domingo terá chuva persistente
No domingo, o cenário se intensifica ainda mais. Isso porque uma nova frente fria avança pela região. Ao mesmo tempo, um ciclone extratropical atua na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Dessa forma, a chuva ocorre de maneira persistente ao longo do dia.
As áreas mais afetadas devem ser o Grande Oeste, o Vale do Itajaí e o Norte catarinense. Nesses locais, o risco de alagamentos aumenta. Portanto, a atenção deve ser redobrada.
Efeitos das frentes frias deixam o mar agitado no litoral
Na segunda-feira (27), após a passagem da frente fria, o mar fica agitado. Nesse sentido, a condição atinge o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As ondas podem chegar a 2 metros. Em alto-mar, no entanto, os picos podem variar entre 2,5 e 3 metros.
Frentes frias derrubam temperaturas no estado
Antes da mudança no tempo, as temperaturas seguem elevadas. Durante a tarde, as máximas ficam próximas dos 30°C. No entanto, esse cenário começa a mudar no domingo. Isso ocorre por causa do aumento de nuvens e da chuva. Assim, as máximas passam a variar entre 20°C e 25°C.
Massa de ar frio intensifica queda de temperatura
Depois da chuva, uma massa de ar frio avança sobre o estado. Com isso, as temperaturas entram em queda no início da semana. Já na terça-feira (28), o amanhecer será mais frio em todas as regiões.
No Grande Oeste e no Planalto Sul, as mínimas ficam entre 5°C e 10°C. Em áreas mais altas da Serra, inclusive, podem ficar abaixo dos 5°C. Por outro lado, no Litoral Sul, no Alto Vale do Itajaí e no Planalto Norte, os termômetros marcam entre 10°C e 13°C. Por fim, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, as mínimas variam de 15°C a 19°C.











