Grande Florianópolis registrou cerca de 1,8 mil raios na madrugada de terça-feira

    Apenas entre a noite desta segunda-feira (8) e a madrugada desta terça-feira (9/3) foram registradas 1.834 raios na Grande Florianópolis, em uma área de 30 quilômetros, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Os dados foram colhidos na plataforma Earthnetworks.

    A Defesa Civil recomenda alguns cuidados para situações que envolvam tempestades elétricas. As chances de um raio atingir uma pessoa são pequenas, mas eles podem causar lesões graves ou fatais. É importante sempre estar atento e tomar alguns cuidados. É importante evitar atividades externas, como soltar pipas, e carregar objetos como canos e varas de pesca. Também é essencial evitar andar de bicicleta, carros conversíveis, motocicleta ou a cavalo.

    Caso a vítima esteja desacordada em função de uma descarga elétrica, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192.

    Previsão de tempestades

    Publicidade

    A Defesa Civil reforça que entre a tarde desta terça-feira, 09, e madrugada de quarta, 10, há previsão de temporais isolados entre os planaltos e litoral. Há risco pontual de altos volumes de chuva em curto período de tempo. Não são descartadas descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.

    Publicidade