fumaça saindo do chão em área de restinga com vegetação média
Equipes dos bombeiros conseguiram controlar o incêndio após 19h de combate - CBM/Divulgação

O primeiro grande incêndio de 2020 no Parque da Estadual Serra do Tabuleiro foi controlado na madrugada de quinta-feira (16/1), em Palhoça.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM) trabalharam durante toda a noite para o controle das chamas, que atingiu a região de Morretes, em Palhoça. Por volta das 4h40 a situação foi controlada e o monitoramento foi realizado até às 6h, horário em que foi realizada a troca de equipe.

A ocorrência foi registrada na Central do CB às 9h45 de quarta (15), contou com equipes de Palhoça, São José e Florianópolis, contando com apoio também da Polícia Militar Ambiental, Samae Palhoça, e o helicóptero Águia da Polícia Militar.

Publicidade

Nesta manhã, com a chegada da nova equipe já foi realizado um monitoramento com drone e o CBM identificou pelo menos seis focos residuais, que serão combatidos por terra e também pelo ar, com a aeronave Arcanjo 01, que também está no local.

Começou com uma fogueira

Os bombeiros identificaram que o este incêndio foi iniciado por um homem que resolveu fazer uma fogueira em uma casa de de recuperação de dependentes químico que fica próxima ao local. Ele perdeu o controle das chamas, que, com as condições de seca e vento, rapidamente se alastraram para a área do parque. O incêndio atingiu entre média e grande proporção, na área já queimada diversas vezes no segundo semestre de 2019. Ontem, a fumaça foi tão espessa que atrapalhou o trânsito na BR 101, que passa por dentro do parque. Na região no sul de Palhoça, área do incêndio, a PRF chegou a fechar a rodovia e filas de 13km se formou no sentido sul e de 7km no sentido norte.

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here