Indígenas do Morro dos Cavalos pedem ajuda após chuvas torrenciais

Região pode ter recebido volumes muito superiores a 500mm de chuva nos últimos dias

Impacto da chuva na terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça
Impacto da chuva na terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça - Fotos: Divulgação/CSC

As intensas chuvas que atingiram principalmente a Grande Florianópolis nos últimos dias provocaram muitas dificuldades no Morro dos Cavalos, em Palhoça, não apenas para o tráfego, mas para os moradores do local.

Entre sábado (13) e a manhã desta terça-feira (16), mais de 500mm de precipitação foram registrados nas estações pluviométricas de Palhoça, porém alguns serviços aponta que no Morro dos Cavalos especificamente o volume pode ter sido muito maior, chegando próximo a 700m e desencadeando deslizamentos que interditaram a rodovia local durante todo esse período.

A líder indígena Kerexu Yxapyry, por meio de seu perfil no Instagram, fez um apelo nessa terça em busca de auxílio para as famílias afetadas.

Publicidade

“Como todos sabem, as chuvas têm castigado bastante as famílias aqui no estado e na nossa Terra Indígena, onde ocorreram bloqueios devido aos deslizamentos. Muitas famílias na aldeia estão em situações precárias e sem nenhuma condição. Hoje, tivemos crianças que amanheceram enroladas em lonas para não se molharem dentro de suas casas. Por isso, venho aqui solicitar com muita urgência colchões, cobertores, roupas de crianças e quem puder contribuir com alimentos e valores para que possamos, de forma emergencial, amenizar um pouquinho”, destacou Kerexu.

Pontos de entrega para doações foram estabelecidos tanto em Florianópolis quanto na Terra Indígena. Em Florianópolis, o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina (Sinjusc) está recebendo doações das 12h às 18h, localizado na Av. Mauro Ramos, 448, no Centro da cidade. Na própria Terra Indígena, o Centro de Formação Tataendy Rupa também está recebendo doações.

Publicidade
COMPARTILHAR