Lagoa do Peri volta ao nível normal com chuvas e ações de mitigação

A Aresc conferiu na última semana que a Lagoa do Peri está de novo em um nível de água considerado normal. A massa de água doce que abastece o Sul da ilha esteve durante boa parte de 2020 com quantidade muito abaixo de água, prejudicando a captação e o ecossistema no entorno. De acordo com a agência reguladora o nível chegou a ficar 40% abaixo do ideal.

Após as chuvas intensas de janeiro na capital e as medidas de mitigação da retirada de água da lagoa, como a perfuração de mais poços, o nível pode voltar à normalidade. Outra ação, de maior porte, é a transposição de água desde o Rio Cubatão, em Palhoça, para garantir o abastecimento de cerca de 141 mil habitantes no Sul da ilha.

Lagoa do Peri volta ao nível normal com chuvas e ações de mitigação - foto da orla da lagoa próximo ao local de captação
Nível próximo ao local de captação voltou à normalidade, principalmente por conta das chuvas intensas de janeiro – Aresc/Divulgação/CSC

De acordo com a Casan, a captação atualmente na Lagoa do Peri está em 160 litros por segundo, o que representa 53% do que é autorizado a ser retirado de água do manancial. A região do Sul insular tem necessiade de 300 litros por segundo, que são complementados com a captação alternativa nos poços e a transposição parcial de água do continente. A cota do nível de água da lagoa está agora em 298mm em média.

Publicidade

De acordo com a gerente da Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina), Luiza Burgardt, essas melhorias foram importantes para diminuir a pressão sobre a Lagoa do Peri e garantir o abastecimento da região. “O resultado é que hoje, o manancial está totalmente recuperado e o Sistema agora não está mais tão dependente da Lagoa do Peri, já que várias alternativas foram implementadas”.

duas fotos mostrando antes e depois do vão de captação de água; primeira cheio de pedras e seco, segunda com grande quantidade de água abaixo de ponte
Lagoa do Peri é responsável por 53% do abastecimento do sul da ilha – Aresc/Divulgação/CSC
Limpeza na ETA

A Casan executa nesta quarta-feira (17/3) uma limpeza e higienização no reservatório de contato da Estação de Tratamento de Água da Lagoa do Peri. O reservatório de contato é o local onde a água tratada recebe cloro e flúor antes de ser distribuída aos moradores.

O serviço periódico para garantia da qualidade da água exige a interrupção do abastecimento entre 8h e 16h. O religamento do sistema ocorre ao final dos trabalhos, com retorno gradativo da água no período da noite.

Os bairros atendidos pela ETA do Peri são Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Rio Tavares, Campeche, Pântano do Sul, Armação, Morro das Pedras, Ribeirão da Ilha, Tapera, Caieira da Barra do Sul e localidades próximas.

Publicidade