Mais de 1.400 pneus são recolhidos na Grande Florianópolis para evitar dengue

    O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou mais uma ação do Programa Penso, Logo Destino que finalidade de conscientização e o envolvimento dos catarinenses para o descarte correto de resíduos sólidos. Na quarta-feira (24/3) nos municípios de Angelina e Anitápolis, foram recolhidos 1.479 pneus.

    homem em cima de caminhão repleto de pneus recolhidos em caçamba; mata ao fundo
    IMA/Divulgação/CSC

    A correta destinação dos pneus inservíveis é importante para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya. A ação do IMA visa a retirada de pneus de locais abertos onde ocorre acúmulo de água e a destinação correta do material a fim de contribuir para a diminuição de pessoas infectadas.

    A população pode contribuir com a iniciativa entregando pneus nos pontos específicos e verificando todo objeto ou local onde tenha água parada, foco de reprodução do mosquito.

    Publicidade

    Este foi o primeiro recolhimento em 2021. Somando-se às coletas do ano passado pelo programa, já foram encaminhados cerca de 4.200 pneus.

    Dengue em SC

    De acordo com a Dive, no período de 3 de janeiro a 13 de março de 2021, foram identificados 21.026 focos do mosquito Aedes aegypti em 187 municípios de Santa Catarina. Comparando ao mesmo período de 2020, quando foram identificados 11.594 focos em 154 municípios, representa um aumento de 81% no número de focos detectados.

    Nesse mesmo período foram notificados 2.074 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 318 (15%) foram confirmados (315 pelo critério laboratorial e 3 pelo critério clínico epidemiológico).

    Publicidade
    COMPARTILHAR