Arbitragem no Brasil ainda é tratada de forma infantil

Arrumar dim-dim
O momento financeiro que o Brasil vive não é fácil para ninguém, em todos os segmentos, e no futebol não poderia ser diferente. E não pensem que é só clube de médio a pequeno porte que esta penando para aliviar as suas pesadas contas financeiras. O presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, em uma entrevista numa rádio de Porto Alegre, admitiu que o clube deve registrar um dos piores resultados anuais, com um déficit chegando na casa de R$ 90 milhões. O presidente Colorado foi muito verdadeiro ao anunciar, abertamente, que irá precisar arrumar dim-dim pra pagar água e luz.
Triste realidade
É triste ver dois grandes clubes do futebol catarinense, e até mesmo do Brasil, terminarem este catarinão de forma lastimosa. O campeonato catarinense 2021 ficou definido na noite desta quarta-feira(21), com todos os jogos realizados no mesmo horário. E cá pra nós, sem nenhum espanto a Chapecoense, o nosso melhor time da temporada, afundou o Metropolitano aplicando um chocolate de 5 a 0, decretando o afundamento do time de Blumenau. O Brusque garantiu a 2ª posição ao vencer o Próspera. O Avaí, mesmo no Heriberto Hulse, mandou o Tigre pra segundona catarinense do ano que vem. E no Orlando Scarpelli, o Figueirense se deixou abater num empate em 1 a 1 diante do Marcilio Dias, e foi eliminado no apagar das luzes pelo Hercílio Luz, que venceu o JEC por 4 a 3. Assim como Chapecoense, Avaí, Joinville, Figueirense já amargaram a segundona catarinense, agora chegou a vez do Criciúma. Triste realidade.
Campeonato mais dificultoso
Mais uma Copa Libertadores da América está começando e esse talvez seja o campeonato mais dificultoso para os nossos clubes. Enfrentar adversários modestos e até mesmo os considerados grandes lá fora não é tarefa fácil para os clubes brasileiros. Enquanto o Santos vacilava dentro da Vila Belmiro diante do Barcelona de Guaiaquil, o Inter se arriava do alto de La Paz para o tal do Always Red, eu nem imaginava que existia. Já o São Paulo e Flamengo faziam as suas estreias com o pé direito. Mesmo com dificuldade, o clube rubro negro passou pelo complicado Velez, vencendo por 3 a 2, numa noite inspirada de Arrascaeta. E o tricolor do Morumbi bateu o Sporting Cristal, em Lima, num chocolate quente por 3 a 0.
A ideia não vingou
Doze dos maiores clubes do futebol europeu tentaram formar uma nova competição, que seria batizada de Superliga. Tentaram, mas não conseguiram, pois contra a força não há resistência, a não ser de uma força maior. Esse projeto da criação dessa Superliga da Europa, que já fracassou, me fez lembrar aquela fracassada Primeira Liga criada em solo tupiniquim lá pelos anos de 2016 com clubes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina, uma ideia na tentativa de esvaziar as competições da CBF. Porém, como houve o recuo da grande maioria dos clubes brasileiros, a ideia não vingou, e a CBF saiu mais fortalecida.
Viramos crianças
Que a arbitragem vai ser sempre um calo em qualquer federação ou ligas brasileiras, disso ninguém pode duvidar. Entra ano e sai ano e as arbitragens estão sempre ali, a cada rodada com erros seguidos pelos homens, e agora também mulheres do apito. O último desses graves erros foi o pênalti erroneamente aplicado pelo arbitro Fifa Braúlio Machado contra o Figueirense. Essa novela eu já conheço faz tempo. Se acontece contra o meu time, é roubo. Mas, se acontece contra o outro time, é choro. Isso já faz parte do nosso folclore, seja clubes, imprensa, torcedores e até mesmo jogadores. Até parece que viramos criança quando o assunto é esse.
Deixa a Rede Globo
A catarinense de Itajaí e ex-árbitra assistente da Fifa Nadine Basttos pediu demissão da plim-plim para integrar o forte quadro esportivo como comentarista de arbitragem do SBT. Nadine deixa a Rede Globo nove meses depois de ser contratada, onde ela foi a primeira mulher a comentar no quadro “Central do Apito”, no qual analisava os lances polêmicos do nosso futebol. A emissora queria que ela ficasse por um projeto de médio a longo prazo mas não fez grandes esforços para mantê-la em seus quadros. O SBT já fechou a compra da Libertadores, Liga dos Campeões e está comprando os direitos das transmissões da Copa América 2021.
Saída do treinador
Mesmo com as conquistas do Brasileirão 2020, a Supercopa e a estreia com vitória na Libertadores, há muita gente no comando do Flamengo descontente com o trabalho do “professor” Rogério Ceni. Se por ventura alguns outros deslizes acontecerem o deixará em posição vulnerável, e o nome de Renato Gaúcho já circula forte pelos corredores da Gávea. Renato Gaúcho sempre deixou claro a sua vontade de comandar o Mengão revelando isso por diversas vezes. Contudo, o vice-presidente, Marcos Braz, alega que não existe nenhum movimento para a saída do treinador e que seu trabalho é bem avaliado. Além de que os jogadores também estão fechados com ele.
O excelente cinegrafista profissional, Anildo Pereira, o nosso Pereirinha da NDTV(Record),que está beirando os 40 anos de trabalho e que se acorda de madrugada pra nós trazer as boas imagens dos telejornais. Esse é diferenciado.
Bem me quer, mal me quer
  • Adriano Carvalho Ribeiro, um menino de 14 anos que irá completar 15 em junho é o novo contratado do Grêmio para integrar o time sub-15 do tricolor gaúcho. Adriano Carvalho, é nada mais, nada menos que filho do grande atacante Adriano Imperador.
  • Depois que a apresentadora Ticiane Pinheiro demonstrou alegria ao vibrar com o novo relacionamento de Bruna Marquezine, ex-affair do jogador Neymar, com Enzo Celulari, Neymar ficou bem chateado e deu um “unfollow” na apresentadora em suas redes sociais. Será que bateu o danado do ciúme?
  • Foi uma rodada quente essa última do catarinão. As disputas envolvendo o Figueirense e Criciúma, que estão devendo boas apresentações aos seus torcedores, ficaram ainda mais apimentadas fazendo com que seus jogos fossem de grande tensão. Agora é juntar as perdas e conquistas e tocar o barco pra frente.
  • Recebi com muita alegria a noticia do retorno de Amaro Junior como diretor executivo do Guarani de Palhoça, que está se preparando para a disputa do catarinense da série B. Amaro traz uma forte equipe técnica para por o nosso bugre nos trilhos. Com ele estão vindo Rafael Piccinin, Hudson Coutinho, Damir Araújo, Dayvison Luiz e Matheus Coelho. Boa sorte ao nosso bugre
Cartão rosa/vermelho
Cartão rosa para a Secretaria de Saúde de Palhoça que realiza um grande trabalho na vacinação contra a Covid-19. Além de estar bem a frente no quesito idade de outras cidades catarinenses, uma outra boa ideia foi de pedir aos que irão se vacinar levarem 1kg de alimento não perecível para serem distribuídos aqueles que mais necessitam. Tá quase chegando a minha vez de vacinar e eu irei colaborar nesta bela campanha. Faça você também a sua parte.
Cartão vermelho para essa tal de NSC, que não esta nem aí para o futebol catarinense. Eles simplesmente cancelaram a transmissão do jogo envolvendo o Figueirense e Marcilio Dias na TV aberta, numa total falta de respeito para com os torcedores, clubes e com o nosso pobre futebol. A FCF como mandataria precisa vir a público dar uma resposta ao povo catarinense. É nessas horas que Delfim Peixoto faz falta ao nosso pobre futebol.
Pensamento do Bambi
Tem gente que se acha tanto que parece até que foi banhado a ouro, mas está mais para uma moeda: tem duas caras e vale menos que papel.
Publicidade
COMPARTILHAR