Morador testa vazamento de gás acendendo isqueiro e explode a casa

casa com grandes rachaduras e praticamente destruída, com detritos espalhados
Morador sentia cheiro de gás e testou vazamento acendendo isqueiro próximo ao botijão - CBM-SC/Divulgação/CSC

Na manhã desta terça-feira (19/5) a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Santo Amaro da Imperatriz, foi acionada para atender uma explosão em uma residência por conta de um vazamento de gás.

Segundo o CBM, o proprietário trocou o botijão de gás no último domingo e desde então sentia o cheiro de gás. Nessa terça, o morador foi “testar” se havia vazamento utilizando um isqueiro perto da válvula. Resultado: houve uma explosão abaixo da casa.

Não houve feridos, porém a estrutura da residência foi toda comprometida, sendo necessário a interdição da casa.

Publicidade

O chefe de perícia de incêndio e explosões do corpo de bombeiros, capitão Ismael Mateus Piva, explica: “o morador não se feriu neste caso porque GLP não ficou acumulado junto ao abrigo e com isso se dissipou por baixo da casa, gerando a explosão e comprometendo a estrutura da casa. Se estivesse acomodado em um local ventilado, externo, não teria acontecido”, diz.

Infelizmente, segundo os bombeiros, esta não é uma prática incomum. Mas o estrago poderia ter sido evitado, caso o cidadão tivesse feito o teste com uma esponja e sabão. Para fazer o teste, a forma mais indicada é que as pessoas façam uma espuma e coloquem na válvula. Se borbulhar, é sinal de que está com vazamento.

Além do perigo dos vazamentos, outra preocupação deve ser com o local em que o botijão será instalado. Com isso, os bombeiros alertam sobre os cuidados.

– Instale o botijão de GLP sempre no lado externo, em local ventilado. Nunca devem ser colocados enterrados ou em compartimentos fechados e sem ventilação, tais como armários, vãos de escada e porões.
– Para evitar as explosões jamais instale o botijão próximo a desníveis, ralos ou ainda em locais com escoamento de ar, já que o gás é mais pesado que o ar e pode se infiltrar nestes espaços, resultando em explosões.
– Compre o regulador de pressão e a mangueira das instalações que possuam as identificações do Inmetro gravadas. Lembrando que estes equipamentos possuem validade, confira as datas na mangueira.

Se sentir cheiro de gás em casa

– Feche o registro do gás.
– Não acione interruptores de eletricidade.
– Saia e retire as pessoas do local.
– Se o ambiente for fechado abra as janelas e portas para permitir a circulação do ar.
– Não produza faísca, seja com cigarro, isqueiro ou fósforo.

Investigações sobre GLP

Nos últimos dois anos o CBM-SC investigou 87 incêndios relacionados com o gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha) em edificações. “O que chama atenção nestes casos é que o índice de vítimas é quase seis vezes superior à média geral dos incêndios. A cada cinco incêndios que envolvem GLP, pelo menos um tem vítima ferida ou em óbito”, ressalta o capitão.

Publicidade