Nos moldes da Beira-mar Norte, GCR instala limpeza de água em Ganchos de Fora

    A Prefeitura de Governador Celso Ramos instalou duas Unidades de Recuperação Ambiental (URA) na Praia de Ganchos de Fora, e iniciaram em 2021 um projeto piloto de saneamento que melhora a qualidade da água do mar.

    Os equipamentos funcionam nos moldes da URA da Beira-mar Norte, em Florianópolis, e tem capacidade de limpeza de até 90% dos efluentes antes de serem jogados ao mar, ajudaram a deixar as águas da praia aptas ao banho, e esse resultado motivou a proposta de estender o projeto a outras localidades do município em 2022.

    GCR instala limpeza de água em Ganchos de Fora
    Unidades de recuperação ambiental foram instaladas em dois pontos da praia e limpam 90% do esgoto que seria despejado na água do mar – PMGCR/Divulgação/CSC

    Orçados em R$ 100 mil, as duas URAs foram doadas pelo setor privado ao município. A prefeitura definiu o local de instalação, nos pontos de despejo de esgoto do bairro, localizados na Rua Elpídio Alves Nascimento e na Rua dos Navegantes, distantes 200 metros. Começaram a funcionar em fevereiro no projeto piloto, que buscou recuperar as águas da praia de Ganchos de Fora.

    Publicidade

    De acordo com a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente o projeto de recuperação pluvial é um primeiro passo para levar saneamento básico a todo município. A prefeitura e o serviço municipal de águas e saneamento (Samea) realizam estudos para levar, em 2022, a instalação das URAs em redes fluviais de outros bairros, para reduzir a poluição nas praias do município.

    Praia de Ganchos de fora em Governador Celso Ramos
    Praia de Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos – PMGCR/Divulgação/CSC

    Segundo o relatório de balneabilidade do IMA de 14 de dezembro, dos 13 locais de coleta realizada em Governador Celso Ramos, somente oito estão próprios para banho – em Ganchos de Fora não é realizada a análise da poluição da água do mar.

    Publicidade