Obesidade, um problema que precisa de atenção

duas mulheres gordas na imagem
Divulgação/CSC

Em 4 de março foi comemorado o dia mundial de combate a obesidade. A obesidade hoje é considerada uma doença na qual ocorre um acúmulo excessivo de gordura corporal, geralmente está associada a outras comorbidades dentre as quais podemos citar: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes Mellitus tipo 2, doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas, prejudicando ainda mais o estado de saúde do indivíduo.

Os Estados Unidos são um pais onde 35% da população está acima do peso, porém, no Brasil, esse problema também vem se agravando ao longo dos anos. O ritmo de vida mais acelerado, o sedentarismo, o stress, a facilidade de acesso aos fast foods e comidas prontas têm contribuído significativamente para o aumento do peso da população. Outras causas para o surgimento da obesidade são: predisposição genética e alterações endócrinas – hipotireoidismo, por exemplo.

Há três principais pilares para o tratamento da obesidade.

Publicidade

Reeducação alimentar: uma dieta balanceada, em que a base seja comida de verdade, como frutas, verduras, cereais integrais, carnes magras (isenta de industrializados, gorduras, frituras, refrigerantes, pobre em açúcar) e rica em nutrientes que modulam a inflamação, é o ponto chave para o sucesso do tratamento.

Atividade física: é o segundo ponto a ser incluído no tratamento, o gasto calórico vai favorecer a queima de gordura, melhorando os níveis de insulina, mediando neurotransmissores que estão envolvidos no metabolismo do sono e relaxamento, diminuindo assim o stress e melhorando a qualidade do sono.

Apoio dos amigos e familiares: na maioria da vezes é necessário um suporte psicológico vindo da família ou de amigos para ajudar o indivíduo a passar por esse processo de tantas mudanças.

Pra você que está planejando começar uma mudança de hábitos, a dica que eu te dou é que vá devagar, um passo de cada vez, comece pelo que você dá conta de fazer, procure ajuda de profissionais que vão te acompanhar nessa jornada e não desista nas primeiras tentativas!

Nutricionista Ariana Pontes
CRN10/7497
Instagram: @arianapontes.nutri

Publicidade
COMPARTILHAR