Orquestra Sinfônica de SC planeja 1º evento-teste do Centro Multiuso de São José em setembro

    Em 11 de setembro a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) planeja um evento-teste no município de São José. O teatro Hermelinda Izabel Merize, do Centro Multiuso, será palco para o espetáculo Beethoven 250 anos, que marca o retorno da Ossca após a pausa forçada pela pandemia. Não haverá cobrança de ingressos.

    André Almeida, presidente da Ossca, comemora a parceria como uma oportunidade de aproximar a Orquestra do público josefense e também usar a música erudita como elemento de inserção social para os moradores do município. “A intenção é usar outros espaços do Centro Multiuso, não só o teatro. Estudamos promover apresentações menores no hall de entrada, por exemplo, para brindar os transeuntes da avenida Beira-Mar com música de qualidade”, diz André.

    maestro da orquestra sinfônica de santa catarina (OSSCA), que pretende fazer evento-teste em são josé
    Evento da Ossca no Multuso deverá ser gratuito, mas ainda sem denifição de quantidade de público – Ossca/Divulgação/CSC

    As instalações do teatro, que tem capacidade para 780 pessoas, também foram aprovadas pelo maestro José Nilo Valle. Ele entende que as dependências estão dentro dos padrões de acústica e conforto necessários para promoção de espetáculos de alta qualidade.

    Publicidade

    A Ossca firmou em maio acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de São José para uso do Centro Multiuso. O contrato, válido até maio de 2022, com possibilidade de ampliação, permite à orquestra usar o espaço em ensaios, apresentações e para alojar os instrumentos. Como contrapartida, a Ossca vai oferecer à população oficinas, ensaios abertos e apresentações. Nos casos em que forem cobrados ingressos, a Ossca vai destinar 20% de cortesia para a prefeitura.

    O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, ressalta a importância da parceria entre o município de São José e a Ossca. “É muito importante para o município que é quarta cidade do Estado ter uma participação desse tamanho na vida e na cultura das pessoas”, comemora Orvino.

    Beethoven 250 anos

    O evento será também para comemorar os 250 anos do nascimento de Beethoven, um dos mais aclamados compositores eruditos de todos os tempos. Serão 51 músicos, entre eles Pedro Domingues, pianista do Uruguai, que vai atuar como solista no espetáculo.

    Publicidade
    COMPARTILHAR