Plano Diretor de Florianópolis terá nova consulta pública durante 2 meses

Plano Diretor de Florianópolis terá nova consulta pública durante 2 meses
Apresentação do cronograma de audiências, instituição de uma comissão multidisciplinar e abertura de consulta pública fazem parte da retomada do processo de revisão da legislação básica da cidade - Foto: Marcos Albuquerque/PMF

A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta quinta-feira (12/5) as próximas etapas do processo de revisão e adequação do Plano Diretor municipal.

Além do cronograma das novas audiências distritais, foi divulgada a liberação de consulta pública e a formação de uma comissão multidisciplinar que ficará responsável a dar suporte às discussões e ao processo de revisão. Também será retomado, nessa semana, o processo de eleição do Conselho da Cidade.

O cronograma completo, o funcionamento e a metodologia das audiências foram acordados com o Ministério Público de Santa Catarina em reuniões nos últimos meses. A partir de 13 de junho tem início o período de consulta pública, com duração de 2 meses. Também ocorrerão 13 audiências distritais na capital, realizadas presencialmente com intervalos de 24h, que começarão a partir de 29 de junho. Após todas as audiências serem realizadas nos distritos, será feita uma audiência final.

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Uma comissão de servidores contribuirá para o processo de revisão. Esse grupo será formado por 32 técnicos e especialistas do poder municipal de diversas áreas, como planejamento urbano, meio ambiente, mobilidade, desenvolvimento urbano e infraestrutura.

Conforme a prefeitura, os principais objetivos da revisão da legislação básica da cidade são:

  • Garantir a efetivação dos objetivos e diretrizes do Plano Diretor
  • Fortalecer o planejamento e a gestão territorial
  • Promover bairros e cidade mais eficientes, inteligentes e sustentáveis
  • Conservar as áreas de preservação permanente
  • Promover a geração e valorização de espaços públicos
  • Criar as condições para uma mobilidade sustentável
  • Favorecer as moradias de interesse social
  • Garantir a segurança jurídica e o equilíbrio econômico
  • Valorizar a arquitetura sustentável e de qualidade
  • Promover a inclusão social e redução de desigualdades.
  • Histórico do processo de revisão e adequação do Plano Diretor

As discussões sobre a revisão e adequação do atual Plano Diretor tiveram início com um conjunto de oficinas comunitárias e audiências públicas realizadas pelo IPUF em 2016, ano em que foram realizadas dez oficinas de discussões comunitárias e 16 audiências públicas em todos os distritos de Florianópolis. Na época, as audiências contaram com mais de 3.350 pessoas presentes e mais de mil fichas com comentários, dúvidas e sugestões. Já em 2018, por conta do desenvolvimento de um projeto de alteração do Plano, foram realizadas quatro oficinas temáticas junto ao Conselho da Cidade para a instrução dos temas.

Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, apresenta os próximos passos da revisão do Plano Diretor
Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, apresenta os próximos passos da revisão do Plano Diretor – Foto: Cristiano Andujar/PMF

Em 2021, a resolução do projeto de lei voltou a ser debatida e foi levada ao Conselho da Cidade a partir de fevereiro. Nos meses de novembro e dezembro, a revisão e adequação do Plano Diretor foi apresentada à sociedade, por meio de audiência realizada no dia 17 de dezembro, através das mídias sociais e da abertura da consulta pública. Também foram marcadas audiências públicas distritais que foram judicializadas e não puderam ser realizadas na ocasião. O MPSC entrou na justiça e barrou as audiências que seriam online e simultâneas, o que foi considera como impróprio para a finalização do documento. O órgão também exigiu uma nova eleição no Conselho da Cidade.

Segundo a prefeitura houve continuidade nas oficinas internas de discussão da revisão. Após acordo com o MPSC, em abril de 2022, a gestão municipal retornou com um calendário para a continuação do processo de renovação do Plano Diretor.

Conselho da Cidade

Devido à pandemia da Covid-19, as eleições do Conselho da Cidade, que aconteceriam em 2020, foram prorrogadas, assim como o mandato dos atuais conselheiros. A eleição dos conselheiros será retomada concomitantemente ao processo de continuação da revisão do Plano Diretor. O Conselho da Cidade é elemento essencial para o processo de revisão e adequação do Plano, uma vez que é instrumento de gestão democrática da cidade e representado também por membros da sociedade civil. Após as audiências e finalização da consulta pública, o documento de revisão será enviado para apreciação do Conselho da Cidade e somente depois poderá ser enviado para a câmara municipal.

Cronograma

O processo de revisão do Plano Diretor será retomado com início das audiências públicas nos distritos, a consulta pública e uma audiência final. Após essas etapas, será feita a compilação dos resultados das audiências e o envio, juntamente com o documento das propostas, para o Conselho da Cidade, que fará a apreciação. Após apreciado, o documento será protocolado pelo Prefeito de Florianópolis na câmara de vereadores.

  • Criação da Comissão: 09/05
  • Apresentação da metodologia e instituição da comissão: 12/05
  • Eleição do Conselho da Cidade: 10/05/2022 a 11/06/2022
  • Abertura da Consulta Pública: 13/06/2022
  • 1ª Reunião do novo Conselho para análise das justificativas de revisão do plano: 13/06/2022
  • Publicação do Edital de Audiência Pública: 13/06/2022
  • Audiências Públicas Distritais: 29/06 a 27/07/2022
  • Publicação do Edital da Audiência Final: 15/07/2022
  • Oficinas técnicas, incluindo as temáticas com o novo Conselho da Cidade: Entre 14/06 a 15/07/2022
  • Audiência Geral Final: 01/08/2022
  • Fim da Consulta Pública: 12/08/2022
  • Publicidade da consolidação do material resultado da participação social e estudo global: Entre 15/08 e 19/08/2022
  • Entrega ao Conselho da Cidade: 22/08/2022

As datas do cronograma podem ser alteradas em decorrência do processo.

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