Em Brasília, prefeito de Palhoça pede melhorias no Contorno Viário e na BR-282

    nterseção Do Contorno Viário Com A BR-282
    Interseção do contorno viário com a BR-282 pode isolar comunidade do bairro Alto Aririú; prefeito pediu passagem de nível em outro local para não atrapalhar pedestres - Arteris/Divulgação/CSC

    O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (PSD), em reunião no Ministério de Infraestrutura na quarta-feira (1º/9), fez dois pedidos para melhorias na mobilidade de trânsito do município. Uma em relação ao traçado do contorno viário da Grande Florianópolis, outra a duplicação do trecho compreendido entre o entroncamento da BR-101 com a BR-282 até a intersecção com o contorno viário. Em outra frente, Freccia iniciou articulações para um projeto de uma avenida Beira-mar no município.

    Traçado do Contorno Viário

    Na reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Freccia apresentou dois pedidos. Um deles é para que seja avaliada, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à concessionária Arteris Litoral Sul, a possibilidade de deslocar o ponto onde será instalado um acesso alternativo do contorno no cruzamento da nova rodovia com a Avenida São Cristóvão, no Alto Aririú. “Seria uma alteração simples. Acredito até que a empresa economizaria com a mudança, e para a comunidade local, faria uma diferença enorme”, pontua o prefeito.

    O traçado do trecho Sul do contorno viário, dentro de Palhoça, prevê o cruzamento da rodovia com a Avenida São Cristóvão. Isso cria a necessidade de instalação de acessos alternativos para quem trafega pela avenida, que é a principal via de deslocamento dentro dos bairros Aririú e Alto Aririú. Segundo o prefeito, a questão é que o ponto escolhido para a passagem de nível vai isolar a comunidade local e fazer com os estudantes tenham que andar mais para chegar à escola e passageiros do transporte coletivo até um ponto de ônibus.

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    “Da forma como está proposto, haverá uma segregação na comunidade. A região mais densamente povoada ficará isolada do restante do bairro, onde existe uma escola municipal, com 600 alunos, igrejas e ponto turístico. Crianças teriam de caminhar um quilometro e meio a mais para chegar à escola, totalizando três quilômetros por dia. É isso que nós queremos evitar, e é simples de fazer, não precisa mexer no traçado, basta apenas deslocar a via elevada prevista para um ponto mais próximo da intersecção entre a obra federal e a avenida local”, explica o prefeito.

    edudardo freccia prefeito de palhoça conversa com ministro que está sentado na mesa sem máscara; outros homens de máscara em volta
    Freccia (em pé) apresentou propostas para melhoria da mobilidade em Palhoça nas rodovias federais – PMP/Divulgação/CSC

    Duplicação da BR-282

    Em outro documento entregue ao ministro, foi solicitada a duplicação do trecho compreendido entre o entroncamento da BR-101 com a BR-282 até a intersecção com o contorno viário da Grande Florianópolis, com a execução das respectivas vias marginais e a construção de uma rotatória no entroncamento da Rua José Clemente de Macedo com a BR-282, que é a principal ligação entre o litoral e a Serra Catarinense e absorve um trânsito local de aproximadamente 50 mil habitantes. “Nós mostramos ao ministro a importância deste trecho da BR-282 dentro do município de Palhoça. É uma via muito movimentada, com pista simples, que recebe todo o fluxo de trânsito local. Pela BR-282, passa boa parte da produção de Santa Catarina, principalmente o abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros para a Grande Florianópolis”, detalha Freccia.

    Avenida beira-mar

    Também em Brasília, o prefeito buscou recursos para iniciar o planejamento para a construção de uma avenida beira-mar, que iria da Ponte do Imaruim, na divisa com São José, até a Barra do Aririú. Freccia apresentou a proposta da Prefeitura de Palhoça ao deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), relator do orçamento da União para 2022. O prefeito conta com o apoio político de deputados catarinenses no pedido de inclusão no orçamento de recursos para a contratação dos projetos executivos da futura avenida.

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