Prefeitura de São José e Udesc firmam parceria na área de Educação Física

Parceria com o Laprapef oferece cursos para os professores do município e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais de educação física - Foto: PMSJ/Divulgação
Parceria com o Laprapef oferece cursos para os professores do município e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área - Foto: PMSJ/Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação e o Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef) da Udesc firmaram um convênio para contribuir com a formação continuada dos professores que atuam na rede municipal de ensino.

A capacitação será realizada em encontros mensais, sendo que a primeira formação foi realizada no final do mês de abril.

Os encontros de formação serão realizados mensalmente, no momento da hora atividade dos professores. “Por meio dessa parceria, esses profissionais podem ir além e participar de todas as formações, cursos e pesquisas que o núcleo de estudos oferece, com tutores da área específica. Dessa forma, os educadores da rede municipal terão acesso a todas as formações oferecidas pelo Laboratório, com professores renomados das universidades brasileiras”, afirma a coordenadora da área de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Alzira Rosa.

Publicidade

Uma das ações, por exemplo, é o trabalho do professor de Educação Física Elias Barbosa Lacerda, com especialização em Educação Especial. Ele iniciou nas instituições municipais de São José a pesquisa na área de Educação Inclusiva para averiguar a “Integração do professor de Educação Física com o Desenvolvimento Motor do Autista no Âmbito da Escola”.

Por meio de um questionário, investiga como ocorre o convívio com outras crianças, não somente nas instituições específicas. O trabalho tem grande importância na formação continuada para a educação inclusiva, já que o Município possui um Núcleo de Educação Especial e pode oferece subsídios para os professores trabalharem a inclusão no ensino regular.

Publicidade