Prefeituras da Grande Florianópolis confirmam 2,6 mil casos ativos de Covid

    Dados do estado mostram que aumento de casos em uma semana na região é de 250%

    Até esta sexta-feira (7/1) quatro cidades da Grande Florianópolis somam 2.622 casos ativos de coronavírus, de acordo com dados das prefeituras de Palhoça, São José, Florianópolis e Biguaçu.

    Estão confirmadas 1.679 pessoas com coronavírus ativo em Florianópolis, 704 em São José, 150 em Palhoça e 89 em Biguaçu. De acordo com dados do governo do estado, diferentes das prefeituras, em todos os 22 municípios da Grande Florianópolis os casos chegam a 4.890 casos ativos e para as quatro maiores cidades os números de infectados são: 3.259, 705, 401 e 213, respectivamente. O painel de monitoramento estadual aponta ainda que, para a região metropolitana da capital, o aumento de casos em uma semana chega 250%  ̶  o que pode ter também relação com um represamento de dados por conta de recessos de fim de ano.

    A quantidade de pessoas infectadas em diversas partes de SC voltou a aumentar após as festas de fim de ano, com reflexo na demanda de pacientes com sintomas respiratórios nas unidades de saúde. Na capital e em São José as prefeituras aumentaram a oferta de testes e de atendimento para quem busca o diagnóstico ou tratamento da Covid-19.

    Reforço no atendimento
    Publicidade

    Em São José a prefeitura reabriu uma central de testagem no Centro Multiuso e procura chamar de volta profissionais de saúde que estavam de férias. Em Florianópolis a prefeitura também busca chamar profissionais de saúde aprovados em processos seletivos já abertos, uma vez que 166 servidores municipais da área estão afastados com resultado positivo para o coronavírus.

    A nova onda de Covid está relacionada à presença da variante ômicron, considera de preocupação por ser muito mais transmissiva que as demais. Ao mesmo tempo a vacinação tem garantido que os casos graves de Covid-19 sejam menores. Dados do estado mostram que é de 77% a ocupação dos leitos de UTI adultos na Grande Florianópolis. Já a quantidade de pessoas totalmente vacinadas é de 73%, enquanto 86% da população regional tomou ao menos uma dose.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade