Radar da Via Expressa volta a dar problema

Radares da Via Expressa estão com defeito e multam veículos dentro do limite de velocidade
Google/Reprodução/CSC

Um radar da Via Expressa (BR-282) que multava incorretamente voltou a apresentar falha. Em 8 de janeiro houve nova autuação indevida no equipamento do km 3,4, multando o motorista por estar a 88km/h.

Em outubro de 2021 ocorreu uma enxurrada de multas incorretas contra motoristas que estavam dentro do limite de velocidade (100km/h). A explicação à época era de que os aparelhos estavam considerando todos os veículos como pesados, cujo limite é de 80km/h, assim qualquer carro que passava acima dessa velocidade recebia multa.

multa incorreta na via express (br-282) entre florianópolis e são josé
Motorista que dirigia veículo leve foi multado no início de janeiro mesmo dentro do limite de velocidade – Imagem: CSC/Divulgação

Ao todo foram 453 autos de infração devido à falha dos equipamentos, que levou semanas para ser corrigida. Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) as multas foram todas canceladas, houve a manutenção dos aparelhos e os radares, modelo SmartPK, só voltaram a operar após a correção, indicando as infrações para veículos de passeio acima de 100km/h.

Publicidade

Agora, porém, o problema retornou e é possível que mais motoristas estejam sendo prejudicados pelo mal funcionamento do radar, próximo da loja Havan. O Dnit respondeu que é o primeiro relato que chega ao órgão após a correção e que os equipamentos estão sendo verificados de novo, mas caso alguém recebeu multa incorreta deve comunicar o departamento por meio de recurso.

+ Arteris instala mais 12 radares na BR-101 na Grande Florianópolis

A reportagem também solicitou explicações à fabricante do radar, a empresa Perkons, porém não houve retorno até o fechamento da matéria.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade
COMPARTILHAR