Receita Federal apreende carga de 5 milhões de máscaras em SC

A Receita Federal: milhares de caixas organizadas e empilhadas em galpão
Carregamento veio da China e passou do prazo para trâmite na alfândega em São Francisco do Sul - RF/Divulgação/CSC

A Receita Federal realizou, na manhã desta terça-feira (24/3), apreensão de máscaras descartáveis de polipropileno brancas com elástico. A apreensão aconteceu no Porto Seco Rocha Top, na cidade de São Francisco do Sul, no litoral norte do Estado de Santa Catarina.

No total, a Receita Federal apreendeu 6.768 caixas, o que corresponde a 5.076.000 (cinco milhões e setenta e seis mil) máscaras faciais, fabricadas de fibras de polipropileno. A apreensão ocorreu tecnicamente por abandono de mercadoria por decurso do prazo no recinto alfandegado, após passar os 45 dias de prazo para o trâmite. O valor total da apreensão é de R$ 203 mil.

Segundo a Receita Federal o material será rapidamente destinado para atender profissionais em função da pandemia da Covid-19. Essas máscaras atendem às normas técnicas, sendo indicadas para trabalhadores expostos a ambientes contaminados.

uma máscara ao lao de uma caixinha, ao lado de uma caixa de papelão com mais caixinhas
Segundo a receita, máscaras serão rapidamente encaminhadas para utilização no combate à pandemia do novo coronavírus – RF/Divulgação/CSC
Limite de uso
Publicidade

A Anvisa emitiu comunicado no sábado (21) sobre para o limite de uso dessas máscaras. A nota orienta os profissionais de saúde a utilizarem máscaras N95 ou equivalentes por um período maior que o indicado pelos fabricantes desde que a máscara esteja íntegra, limpa e seca.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. É um absurdo estas medidas que estão sendo tomadas sem um embasamento técnico sobre este vírus que comprovadamente é menos perigoso que o H1N1mo qual matou e Mata mais que o corona vírus e não foi feito tanto alarde . Nada me diz o contrário que está medidas são Somente políticas e que tem um objetivo que é deixar o país desestruturado para culpar a presidência da República e colocar o povo contra o governo. Para alguns quanto pior o melhor pois assim eles podem contaminar o povo com o vírus da ignorância E tomar o poder novamente para atingir seus objetivos que é nos tornar reféns do comunismo. Quem estará na cabeça estará bem e o restante do povo na miséria tendo que entregar tudo o que tem em nome do tal socialismo comunista.