Santa Catarina está sem fila por leitos de UTI

    Pela primeira vez desde março de 2021, no auge da pandemia de coronavírus, de acordo com o governo estadual, Santa Catarina está sem fila por leitos de UTI de pacientes com Covid. O dado foi publicado nesta sexta-feira (9/7) em relatório da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

    Em 8 de maio desse ano, analisa a SES, a quantidade de pessoas que aguardavam um leito começou a cair, resultando em uma descompressão dos hospitais. Atualmente a taxa de ocupação geral dos leitos do SUS é de 88% nessa sexta.

    duas enfermeiras arrumam equipamentos ao lado de camas - Santa Catarina está sem fila por leitos de UTI
    Ocupação geral das UTIs do SUS em SC é de 88% nessa sexta, sem fila de espera por leitos – Maurício Vieira/Secom/Ago-20/Divulgação/CSC

    Segundo o governo de Santa Catarina não houve falta de atendimento aos pacientes do SUS, mesmo na época mais crítica, entre fevereiro e abril, quando mais de 300 de pessoas morreram à espera de tratamento intensivo em hospitais catarinenses, número indicado em relatório do MPSC.

    Publicidade

    O poder executivo destaca que a ausência de fila agora é resultado da ampliação da capacidade de atendimento (o limite sob o qual a curva deveria ser achatada), o que significou a criação de 993 leitos de UTI adulto, chegando aos atuais 1.539 disponíveis.

    De acordo com o painel governamental de monitoramento são 1.845 leitos no total, contando os pediátricos, com 222 vagas. A região com menor ocupação é a Grande Florianópolis, com cerca de 75%, e a mais lotada é a região do alto Vale do Itajaí, com 94,6% de uso.

    Casos de coronavírus

    A vacinação tem evitado muitas mortes por Covid, mas ainda não se reflete em uma queda efetiva de casos ativos, número que no estado flutua há duas semanas em 18 mil pessoas infectadas. Em Santa Catarina, 1.074.422 de pessoas testaram positivo para coronavírus, dos quais 1.039.120 se recuperaram da infecção e 17.252 não sobreviveram à Covid.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade