Santa Catarina retoma crescimento de empregos em janeiro

    Santa Catarina criou 15.727 novas vagas com carteira assinada em janeiro, ficando em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo (18.663). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (9/3). O estado retomou a geração de empregos após um resultado negativo em dezembro de 22.

    O estado ficou em segundo lugar nacionalmente. O resultado positivo para o mês foi puxado pelo bom desempenho da indústria catarinense, especialmente de transformação, responsável por 9.352 novos postos de trabalho.

    Contribuíram ainda para a geração de empregos o setor de serviços (+4.683) e da construção (+3.583). O único a ter queda foi o comércio de veículos (-3.401).

    Publicidade

    Os novos postos de trabalho impactaram em diferentes regiões do estado. No Vale do Itajaí, o bom desempenho foi puxado por Blumenau (+852) e no Norte, por Joinville (+1.330).

    O destaque do mês de janeiro, influenciado também pela boa maré no comércio exterior e da movimentação portuária, está nas cidades de Itajaí e Navegantes. Ambas geraram, respectivamente, 793 e 604 novas vagas.

    Chapecó ficou na liderança do Oeste, com 694 novos postos de trabalho. No Meio-Oeste, Fraiburgo despontou com a geração de 636 vagas.

    Na Grande Florianópolis, enquanto São José garantiu a vice-liderança estadual, com 1.238 vagas, a Capital teve 476 novos postos criados.

    Publicidade
    COMPARTILHAR