São José amplia testagem de coronavírus, com mais de 3 mil coletas na última semana

0

Visando ampliar a testagem de casos suspeitos de Covid-19 atendidos nos serviços de saúde do município para conduzir as ações de prevenção e elaboração de novas ações de combate à pandemia, a Prefeitura de São José adquiriu mais 20 mil testes rápidos no final de julho. Somente na última semana, mais de 3 mil testes já foram realizados. Destes, 1.942 mil por PCR e 1.144 mil por testes rápidos.

Dos testes por PCR realizados na última semana, 763 amostras foram coletadas no Cati e 1.179 no Centro Multiuso, onde foi montada uma estrutura para atendimento no sistema drive thru. Já entre os testes rápidos, 93 foram realizados na UPA, 196 no Cati e 855 nas unidades básicas de saúde. Os testes são realizados em moradores de São José a partir de indicação médica.

profissional de saúde trajada com epi se inclina para janela de carro onde está mulher e homem com máscaras dentro do veículo
PMSJ/Divulgação/CSC

“A prefeitura está trabalhando firme no combate ao coronavírus. Montamos uma estrutura de atendimento em todos os serviços de Saúde com profissionais preparados, compramos medicamentos e novos testes, mas isso tudo só irá funcionar com o apoio da população”, disse a prefeita Adeliana Dal Pont em sua visita ao Centro Multiuso, lembrando de todas as recomendações básicas de prevenção, como a higienização das mãos, o uso do álcool 70° e o distanciamento social.

Publicidade

De acordo com a secretária de Saúde, Sinara Simioni, a realização dos testes é importante como estratégia preventiva. “Além de nos ajudar a traçar um perfil epidemiológico da doença, com a testagem da população podemos isolar os pacientes com resultado positivo e monitorar as pessoas com as quais teve contato, evitando assim novos contágios”, explica a secretária.

A testagem é feita mediante avaliação médica para todos os pacientes com sintomas, das 7h às 19h, no Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios (Cati), e, das 8h às 17h, na UPA 24h e nas unidades básicas de saúde. Já no Centro Multiuso são realizados testes de PCR em sistema drive-thru, das 8h às 17h, somente com encaminhamento médico dos serviços municipais de saúde.

+ SJ tem 3.590 casos de Covid-19

Antes da chegada dos novos testes, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, já havia realizado mais de 6 mil testes rápidos. Foram testados pacientes sintomáticos respiratórios e pessoas notificadas com sintomas gripais pelos serviços de Saúde, além dos profissionais de Saúde e Segurança do município.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here