São José atendeu 1.793 pessoas em situação de rua

    População em situação de rua receberam serviços de banho, refeições, e encaminhamento para a rede socioassistencial. Foto: Secom/PMSJ

    O dia 19 de agosto é marcado pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data foi definida em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, no qual 15 pessoas em situação de rua foram afetadas, dentre elas 07 pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital de São Paulo.

    Em São José há a rede de atendimento técnico à população em situação de rua através dos seguintes serviços: Centro POP, Abordagem Social, 2 Casas de Passagem e 1 Casa de Acolhimento.

    O Centro POP de São José integra a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e está previsto pela Lei Federal nº 8742/93, como previsão expressa de programas para população em situação de rua na política de Assistência Social. O local é voltado para o atendimento especializado à população adulta em situação de rua, sendo disponibilizados serviços que vão desde banho, refeições, além do encaminhamento para a rede socioassistencial, cursos de qualificação profissional e inserção ao mercado de trabalho. O Centro POP de São José fica localizado às margens da BR-101, na Rua Camilo Veríssimo da Silva, 104, no bairro Roçado. No decorrer deste ano foram atendidos no serviço 1793 pessoas e ofertado um total de 15.473 serviços.

    Publicidade